Os planos para 2022 já estavam traçados. As empresas de TI estavam se adequando ao modelo de trabalho híbrido, mas a nova variante Ômicron causou um alvoroço nesses planos fazendo os CEOs repensarem e redobrarem os cuidados neste início do ano. O home office prevaleceu como a primeira opção para as empresas de TI, diante da mudança no cenário da pandemia. Ainda bem que os brasileiros se adaptaram ao trabalho remoto. Uma pesquisa feita pela GeekHunter, mostrou que 78,27% dos profissionais que atuam na área de TI preferem manter o home office no pós-pandemia. Mas como assegurar o engajamento desses profissionais nessa onda de incertezas relacionada ao modelo de trabalho? Aqui vão algumas dicas:
- Fale a mesma língua
Uma alternativa para as empresas de TI é estreitar a comunicação e a confiança entre as pessoas que trabalham no mesmo squad. Sua equipe precisa se unir em torno de um propósito e ter uma visão única de onde quer chegar. Para isso, é importante mantê-la alinhada em relação a todas as atividades que envolvem a área.
Crie uma divisão, onde consiga separar o pessoal para ter canais de comunicação dentro da mesma linha de desenvolvimento. Isso ajuda no engajamento dos times por estarem tratando dos mesmos assuntos ou serem especializados no mesmo tipo de atuação nos projetos. Além disso, ter os canais certos incentiva a comunicação, as pessoas tendem a criar rotinas e o contato virtual se estabelece naturalmente como parte do trabalho, reduzindo a morosidade em resolver dúvidas, problemas e as informações são trocadas de forma muito mais efetiva.
- Infraestrutura
Aposte em ferramentas de comunicação como WhatsApp, Meet e o próprio Teams para gravar reuniões, fazer seções de discovery de projeto e de entrega. Esses conteúdos ficam armazenados no mesmo local e depois podem ser pesquisados e revistos dentro dos canais de comunicação do projeto, o que facilita o trabalho e reduz cerca de 50% o retrabalho de algum ponto anteriormente já discutido.
- Encontros presenciais
Para nós, seres humanos, os encontros presenciais são necessários. Crie maneiras de estabelecer encontros com o time para "quebrar o gelo" e estabelecer abertura para diálogo com cada colaborador. Essa relação mais informal também é importante para aproximar o time. Sabemos que as aglomerações ainda não são recomendadas para segurança de todos, mas deixe esses encontros no radar, para quando o momento for propício, seguindo todas as medidas e cuidados propostos pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
- Delegue tarefas
Para facilitar o supervisionamento remoto, o líder precisa dar autonomia aos profissionais. Essa liberdade e maior confiança facilitará o andamento de algumas demandas, além de possibilitar aprendizagem individual e em grupo.
- Gestão visual
Ofereça ferramentas para que seu time possa acompanhar visualmente o status dos projetos. Um exemplo é a gestão visual, baseada em princípios do lean thinking e no agile. Uma equipe treinada para usar metodologias como o kanban, scrum ou scrumban encurtará o caminho para a melhoria de fluxos de processos.
Não há dúvidas de que estamos diante de um novo formato de trabalho e cabe a nós, CEOs, pensarmos com esse novo mindset e oferecer ferramentas para que nossos colaboradores tornem-se ainda mais criativos e eficientes nas entregas. Tenho certeza que venceremos juntos a Covid, Influenza, a Ômicron, e esse momento turbulento, e nesse caminho criaremos mais funcionalidade ao modelo remoto, e ao trabalho como um todo.
Fabrício Visibeli, sócio-diretor da CBYK.