A Telespazio, joint venture de Leonardo (67%) e Thales (33%), por meio de sua subsidiária Telespazio Brasil, fornecerá à OneWeb, empresa de comunicações via satélite de órbita baixa da Terra, infraestrutura e serviços para um novo acesso de satélites em seu teleporto em Maricá, no Estado do Rio de Janeiro (RJ).
A escolha do Teleporto de Maricá é um exemplo de comprometimento da OneWeb e do investimento de longo prazo no Brasil. A constelação de 648 satélites da OneWeb fornecerá internet de alta velocidade e baixa latência, comunicações de alta segurança para instituições governamentais, defesa, indústrias de petróleo e aviação, e navegação, além de empresas de telefonia móvel que trazem 3G, 4G e 5G para todas as partes do Brasil. Até o momento, a OneWeb já lançou dois terços de sua constelação, totalizando 428 satélites em órbita. O lançamento dos satélites deve ser concluído ainda este ano.
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada hoje na presença do Secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, do Embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello, do Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia, Cônsul Geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, a Deputada Estadual Rosangela Zeidan, e representando o Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, estava presente o Presidente da Codemar, Olavo Noleto. A cerimônia contou com a presença do CEO da Telespazio Brasil, Marzio Laurenti, Vice-Presidente da Leonardo na América Latina, Francesco Moliterni e Christopher Casarrubias, Head de Regulação e Assuntos Governamentais da OneWeb.
A construção do acesso no teleporto de Maricá, que será um dos mais avançados da América Latina, é resultado de uma parceria entre a Telespazio e a OneWeb que começou em 2019 com a construção do portal para o sistema de satélite instalado no Centro Espacial de Scanzano, na província de Palermo, que hoje conta com 14 antenas operacionais.