Governo quer ampliar Gesac para mais de 80% dos municípios

0

O governo federal espera levar o programa de inclusão diigital Gesac a mais de 4,5 mil municípios até o fim deste ano, ou seja, a mais de 80% das cidades brasileiras. Atualmente, segundo o Ministério das Comunicações, cerca de 2 mil cidades das quase 5,6 mil existentes no país possuem pelo menos um ponto de presença para acesso da comunidade à internet e aos serviços de governo eletrônico.

Para alcançar essa meta, os 26 responsáveis pela coordenação técnica, administrativa e social do programa estarão reunidos até o próximo sábado (18/3) em Brasília, participando do 1º Encontro de Implementadores Sociais do Gesac. Além da troca de experiências, o encontro fará também uma avaliação dos quase quatro anos de funcionamento do projeto.

"Como o programa avança nas fronteiras brasileiras, requer um novo direcionamento a cada ano e a cada mudança no governo. Como o Brasil é um país de muita diversidade, encontramos soluções em alguns lugares e em outros não. É importante reunir os implementadores e trocar as experiências adquiridas em cada região", explicou o diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima.

Segundo ele, este será o ano em que os resultados do Gesac serão apresentados a sociedade. "Vamos mostrar o que foi feito e o retorno dos investimentos aplicados. Estamos trabalhando para encontrar os melhores indicadores do programa. Nesse encontro, vamos estudar os relatórios e quantas comunidades foram visitadas", disse Lima.

"Esperamos pegar as melhores iniciativas e passar de uma região para outra. Otimizar o trabalho dos implementadores e fazer a integração entre eles, as equipes dos ministérios envolvidos (das Comunicações, Defesa, Cultura e Educação) e os parceiros. Esse também é um trabalho de planejamento para este ano", completou o diretor.

O representante do Conselho Técnico de Inclusão Digital do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe, disse que o Gesac tem passado por reformulações desde sua criação, em 2002. Para ele, o encontro dos implementadores é importante para que o governo sempre atualize seu conceito de inclusão digital.

Naquele momento, em 2002, segundo conta Meffe, pensava-se que a inclusão digital seria apenas colocar máquinas e disponibilizar um número ?xis? de páginas na internet. "Hoje, temos uma visão muito mais ampla de inclusão. Ela trata de computação, mas trata também de comunicação, produção de vídeos, cultura, saúde, educação. A partir de um programa de governo, que é o Gesac, conseguimos construir uma base de sustentação para vários programas do governo federal", avaliou.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.