A Itautec anunciou nesta terça-feira (14/3) o lançamento de um sistema operacional baseado em Linux, desenvolvido pela própria empresa, para aplicações em servidores. O software é voltado para o mercado corporativo e pode ser utilizado em instituições bancárias, estabelecimentos comerciais e em vários outros tipos de negócio. ?A Itautec acredita no crescimento do Linux e, com mais esse produto, demonstra sua capacidade de desenvolver sistemas operacionais de software livre para diversas aplicações?, afirma o gerente executivo comercial da empresa, Flávio Philbert.
Batizado de Librix Server, o sistema é o terceiro produto da família de soluções de código aberto que a Itautec lançou em setembro de 2005, e está homologado na sua linha de servidores. A família Librix foi desenvolvida em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e para qual já foram lançados o Librix AD para diretórios e o Librix Desktops. ?O diferencial da Itautec ao oferecer o sistema operacional Linux é o suporte de ponta e a customização do software, de acordo com as necessidades do cliente?, comenta Philbert.
O Librix Server, segundo ele, pode ser usado para servidores de e-mails, páginas de internet e bancos de dados, entre outras aplicações. ?Pode-se instalar o software de maneira simples ou avançada. Há orientações ao usuário sobre todas as etapas de instalação (detecção de hardware, ?particionamento? de disco, configuração básica do sistema e seleção de perfis). Os perfis pré-definidos permitem que se escolha, durante a instalação, de forma simplificada, as funcionalidades do servidor?, explica Philbert.
O Librix Server será apresentado durante o Linux Park 2006, evento promovido pela revista Linux Magazine, com patrocínio da Itautec e da IBM, que será realizado nesta quarta-feira (15/3) no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo.