Sistema on-line para registro no INPI deve começar em 45 dias

0

O sistema informatizado para registro de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) deve entrar em funcionamento dentro de 45 dias. A informação foi dada pelo vice-presidente do instituto, Jorge Ávila. Segundo ele, o objetivo é que, a partir de maio, todas as solicitações de registro de marcas sejam feitas on-line.

A eliminação dos processos impressos faz parte da estratégia do INPI para tornar mais ágil a análise dos cerca de 600 mil pedidos de registro que aguardam parecer do órgão. Para reverter esse quadro, a instituição também está triplicando o número de examinadores que avaliam os pedidos.

Jorge Ávila falou sobre o assunto durante o seminário Registro Internacional de Marcas e o reflexo no Comércio Internacional, do qual também participou um dos diretores da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), José Graça Aranha.

Questionado sobre a pirataria no Brasil, Graça Aranha afirmou que o problema não é exclusividade brasileira, mas atinge todos os países. "Há piratas em todos os países, nos países grandes e ricos, e nos pequenos e pobres". Ele destacou o esforço que tem sido feito pelo Brasil para combater a pirataria. "Tanto é assim que, nos acordos e processos bilaterais com outros países, [o país] tem recebido elogios em relação a essa área", disse.

O seminário Registro Internacional de Marcas e o reflexo no Comércio Internacional, realizado na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros na área de marcas e patentes.
Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.