A Serasa, a SAP, a Sun Microsystems e a Neoris anunciam nesta quarta-feira (14/3) uma parceria para oferecer ao mercado o Bureau de Serviço de Gestão de Notas Fiscais Eletrônicas. Em operação conjunta, as quatro empresas fornecerão uma solução simples e acessível para a administração do processo de uso da nota fiscal eletrônica (NF-e).
De acordo com as empresas, o acordo viabilizará o acesso às companhias a uma solução completa que envolve toda a infra-estrutura, hardware, aplicativos e certificação digital para o processo de uso da NF-e, sem que precisem se preocupar em criar essa estrutura internamente.
O diretor de operações de telemática da Serasa, Dorival Dourado, explica que a emissão da nota fiscal eletrônica envolve, em várias etapas, a certificação digital. "Como a Serasa já possui experiência em certificação digital, o desenvolvimento de uma solução para o processo de nota fiscal eletrônica foi uma decorrência natural. Entendendo o modelo, em parceria equacionamos os demais aspectos que permitiram oferecermos hoje essa solução ao mercado."
O Bureau de Serviço de Gestão de Notas Fiscais Eletrônicas é baseado na solução de nota fiscal eletrônica, desenhada pela SAP Brasil em conjunto com a Neoris, e buscou atender às necessidades de demanda do cliente e do governo. A solução da SAP inclui, além de um sistema de faturamento (billing), um sistema de gerenciamento da nota fiscal. "A SAP acredita que pode disponibilizar uma solução robusta, completa e de alto valor agregado que seja acessível a todos os tamanhos de empresas e assim ajudar as companhias a atenderem a regulamentação e também ao governo na adesão da NFe", afirmou José Ruy Antunes, presidente da SAP Brasil.
A Sun Microsystems participa do acordo fornecendo toda a infra-estrutura do sistema, o que inclui servidores, o sistema operacional Solaris 10, softwares de segurança e gestão de identidade, unidades de disco e armazenamento de dados, além de todos os serviços também relacionados à infra-estrutura como suporte, manutenção e monitoramento. "Participar dessa iniciativa é uma excelente oportunidade para a Sun. Estamos atendendo a uma demanda de mercado aliando tecnologia de ponta, infra-estrutura eficiente e serviços de qualidade", afirma Cleber Morais, presidente da Sun Microsystems no Brasil.
Omar Tabach, gerente geral da Neoris, integradora do projeto, afirma que a iniciativa visa apoiar as empresas do país na adesão crescente ao modelo de nota fiscal eletrônica e impulsionar a massificação dos recursos tecnológicos de gestão fiscal.
As estimativas divulgadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo apontam cerca de 60 milhões de notas fiscais por mês e 900 mil empresas no estado, e a expectativa de que 50% desse volume de notas seja emitida eletronicamente até o final de 2007. "A solução que essa parceria viabiliza representará uma economia em torno de 20% dos custos envolvidos no processo de faturamento", estima o presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca.