Microsoft e ABNT discutem normalização em TI

0

A Microsoft Brasil e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizaram nesta quarta-feira (14/3) debate sobre o processo de normalização em tecnologia da informação com profissionais do setor público e privado. O encontro teve como objetivo esclarecer as ações das instituições aos clientes locais e levar informações recentes relacionadas ao tema para que possam optar pelo formato de documento mais adequado às suas necessidades.

"Acreditamos que a capacidade integral dos formatos baseados em XML é mais bem aproveitada pelas corporações, pois garantem inovação beneficiando todas as empresas envolvidas no ecossistema dos clientes", afirma Roberto Prado, gerente de estratégias de mercado da Microsoft Brasil. "O valor do OpenXML, sua padronização na Ecma e ISO/IEC e a criação de um tradutor que permite intercambiar dados em ODF e OpenXML e vice-versa demonstram o interesse da Microsoft em oferecer soluções interoperáveis para o mercado que necessita ser competitivo e ainda preservar seu legado tecnológico", afirma Raimundo Costa, diretor nacional de tecnologia, da Microsoft Brasil.

"A ABNT, como foro nacional de normalização e membro da ISO/IEC, é responsável pela tomada de posição brasileira sobre os documentos internacionais. Ela promove discussões entre as partes interessadas para o desenvolvimento do consenso nacional acerca dos assuntos. Esse processo permite que todos os stakeholders tenham a oportunidade de comentar e contribuir para que uma norma internacional atenda às necessidades do mercado. Nesse sentido, foi constituído um subcomitê brasileiro do qual estão participando representantes de produtores, consumidores, órgãos de governo e universidades, visando à formulação do posicionamento brasileiro acerca da proposta de norma internacional relativa ao Open XML", afirma Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone, diretor de normalização da ABNT.

O Open XML Translator é um entre uma série de projetos de interoperabilidade ao qual a Microsoft tem se dedicado. A empresa está trabalhando com outras empresas do setor a fim de oferecer produtos que sejam interoperáveis por design e que proporcionem acesso às suas tecnologias por meio de iniciativas, tais como as colaborações técnicas com a AOL LLC e Yahoo! Ipara interoperabilidade de serviço de mensagens instantâneas, a criação da Interoperability Vendor Alliance e do Interoperability Customer Executive Council, e a colaboração com a Novell na área de virtualização, formatos de documentos e propriedade intelectual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.