Amparadas pela bandeira levantada no país pelo itSMF Brasil, capítulo brasileiro do fórum internacional que desenvolve e promove as melhores práticas em TI por meio da disseminação do padrão ITIL, grandes universidades começam a integrar conteúdo sobre as melhores práticas em governança de TI às suas grades curriculares de forma estruturada e contínua.
A valorização do conhecimento sobre ITIL, CobIT e ISO 20.000 pode ser comprovada pelo número de cursos de especialização e MBAs relacionados ao tema criados recentemente. ?A tendência geral dessas disciplinas é oferecer o que o currículo proposto pelo Ministério da Educação ainda não ensina?, analisa Sérgio Rubinato, vice-presidente do itSMF Brasil. ?Essa onda irreversível deverá, em 2007, tornar-se uma marca da arena universitária voltada para TI?, acredita.
Na visão de Rubinato, o Brasil já conta com alguns centros de excelência na formação de alunos nas disciplinas de governança de TI. ?Fasp (Faculdades Associadas de São Paulo) e Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista) são algumas das instituições de ensino superior onde essa bandeira já está produzindo frutos?. Segundo ele, a Puc-SP e a UnB (Universidade de Brasília) também saíram na frente na implementação de disciplinas ligadas ao assunto.
O vice-presidente do itSMF Brasil diz que merece destaque, ainda, o fato das universidades trocarem conhecimento com as principais consultorias do mercado de governança de TI. ?A proximidade entre as consultorias especializadas em ITIL, CobIT e ISO 20.000 e as pessoas que montam as grades das universidades significa um mercado para essas empresas ? que também oferecem treinamento ? e garante que o conteúdo das grades universitárias é o mais atualizado possível?, ressalta Rubinato.
Para Rubinato, o que está por trás desses movimentos das universidades é o desejo de formar alunos com um diferencial competitivo diante do mercado. Fica claro, portanto, que o objetivo das universidades é estar à frente do mercado, e formar profissionais que trabalhem a partir das melhores práticas de TI. ?O mundo está mudando e as empresas buscam alunos formados por universidades e já com domínio da disciplina de governança de TI ? ou seja, pessoas aptas a entrar em ação imediatamente?, ressalta Armando Dal Colletto, diretor acadêmico da Fasp.