Universidades aderem à governança de TI

0

Amparadas pela bandeira levantada no país pelo itSMF Brasil, capítulo brasileiro do fórum internacional que desenvolve e promove as melhores práticas em TI por meio da disseminação do padrão ITIL, grandes universidades começam a integrar conteúdo sobre as melhores práticas em governança de TI às suas grades curriculares de forma estruturada e contínua.

A valorização do conhecimento sobre ITIL, CobIT e ISO 20.000 pode ser comprovada pelo número de cursos de especialização e MBAs relacionados ao tema criados recentemente. ?A tendência geral dessas disciplinas é oferecer o que o currículo proposto pelo Ministério da Educação ainda não ensina?, analisa Sérgio Rubinato, vice-presidente do itSMF Brasil. ?Essa onda irreversível deverá, em 2007, tornar-se uma marca da arena universitária voltada para TI?, acredita.

Na visão de Rubinato, o Brasil já conta com alguns centros de excelência na formação de alunos nas disciplinas de governança de TI. ?Fasp (Faculdades Associadas de São Paulo) e Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista) são algumas das instituições de ensino superior onde essa bandeira já está produzindo frutos?. Segundo ele, a Puc-SP e a UnB (Universidade de Brasília) também saíram na frente na implementação de disciplinas ligadas ao assunto.

O vice-presidente do itSMF Brasil diz que merece destaque, ainda, o fato das universidades trocarem conhecimento com as principais consultorias do mercado de governança de TI. ?A proximidade entre as consultorias especializadas em ITIL, CobIT e ISO 20.000 e as pessoas que montam as grades das universidades significa um mercado para essas empresas ? que também oferecem treinamento ? e garante que o conteúdo das grades universitárias é o mais atualizado possível?, ressalta Rubinato.

Para Rubinato, o que está por trás desses movimentos das universidades é o desejo de formar alunos com um diferencial competitivo diante do mercado. Fica claro, portanto, que o objetivo das universidades é estar à frente do mercado, e formar profissionais que trabalhem a partir das melhores práticas de TI. ?O mundo está mudando e as empresas buscam alunos formados por universidades e já com domínio da disciplina de governança de TI ? ou seja, pessoas aptas a entrar em ação imediatamente?, ressalta Armando Dal Colletto, diretor acadêmico da Fasp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.