Via6 recebe capital de risco para projeto de web 2.0

0

O site de relacionamento profissional Via6 acaba de receber um investimento de capital de risco da Confrapar. O aporte, cujo valor não foi revelado, um dos primeiros de uma venture capital direcionados a um site baseado no conceito da web 2.0, no qual o internauta é responsável pela inserção e administração do conteúdo. O Via6 possui mais de 60 mil usuários e 15 mil empresas cadastradas atualmente.

Os empreendedores Diego Monteiro e Renato Sousa, de 22 e 23 anos, respectivamente, lançaram o Via6 e o Rec6, site colaborativo de notícias, em 2005, apostando na internet como ferramenta de networking, auxílio a carreira e interação entre profissionais. ?Apesar da falta de recursos na época, acreditávamos que o negócio era promissor e agora estamos recebendo nosso primeiro investimento?, comemora.

Segundo ele, o crescimento do Via6 e do Rec6 segue a tendência mundial de popularização das comunidades virtuais. ?Exemplos não faltam: o MySpace possui mais de 100 milhões de usuários e é o site mais acessado do mundo, junto com o Google; o Linkedin, comunidade profissional americana, obteve diversas rodadas de investimento e despertou interesse de compra de várias empresas (como o Yahoo); e o Facebook, comunidade americana para universitários, chegou a ser avaliada recentemente em mais de US$ 1,5 bilhão. Isso sem falar no Xing, comunidade profissional européia, que recentemente abriu o capital, recebendo cerca de 35 milhões de euros; na ViaDeo, comunidade profissional francesa, acaba de receber 5 milhões de euros da AGF Venture Capital?, aponta Monteiro.

Desde o estouro da bolha da internet, em 2000, investimentos de capital de risco em sites tornaram-se bastante raros no Brasil, afastando os investidores de qualquer tipo de empresa cujo modelo fosse baseado na Internet. De acordo com o diretor executivo da Confrapar, Carlos Eduardo Guillaume, no entanto, aos poucos os investidores começam a perceber que as empresas, sejam elas de internet ou não, devem apresentar conceitos econômicos bem fundamentados, diferencial e potencial de crescimento. ?A partir dessa nova visão, os investimentos em Internet têm retomado seu crescimento de maneira sustentável.?

Ainda de acordo com o executivo, poucos serviços oferecidos na rede conseguiram implementar os novos conceitos da web 2.0 e trazer valor imediato ao usuário. ?O Via6 vem demonstrando esse potencial ao focar exclusivamente no ambiente profissional, fomentando a geração de conteúdo pelo próprio usuário e a interação espontânea entre os profissionais da Internet?, afirma Guillaume.

O investimento possibilitará ao Via6 suportar dez vezes mais usuários do que hoje. Com o aporte, os empreendedores já puderam aumentar as formas de divulgação do site, resultando em crescimento significativo do número de usuários: a cada semana, cerca de 1,5 mil novos profissionais se cadastram no Via6, segundo Monteiro e Sousa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.