A New Soft Intelligence – NSI, desenvolvedora de software de gestão para operações de comércio exterior e dona da marca Ecomex, ampliou seu faturamento em 94,3% em 2010. O volume de projetos cresceu 28% no período, superando a meta projetada para o ano em 10%.
De acordo com a gerente comercial e de marketing da NSI, Valquíria Coelho, os números refletem a forte atuação da área de Desenvolvimento de Negócios. Em 2010, a companhia venceu 60% das concorrências que participou e que foram concluídas, ou seja, que efetivamente resultaram na contratação de uma solução para gestão de operações de comércio exterior.
"Em 2010 assistimos a uma retomada das atividades de comércio internacional no País, o que nos permitiu elevar significativamente o número de prospecções. Entretanto, a forte expansão que vivemos no ano passado é, sobretudo, resultado de um processo que se iniciou em 2008 com a reestruturação de toda a dinâmica do departamento comercial e de marketing da NSI", explica Valquíria. "Estamos colhendo os frutos de um esforço sério, estruturado e comprometido".
Após identificar a necessidade de um reposicionamento no mercado, em fevereiro de 2008 a NSI iniciou uma fase de renovação de processos, modernização da marca e dos canais de comunicação com seus públicos. O objetivo que tem norteado esse trabalho, desde então, é o de levar às empresas atuantes no comércio exterior, sejam elas pequenas, médias ou grandes, a mais moderna tecnologia em relação à gestão de seus processos.
Como parte desse trabalho, em 2009 a NSI firmou parcerias com empresas em São Paulo e Santa Catarina para ampliar a prospecção de negócios nas regiões Sul e Sudeste. Em 2010, foi implementada a nova estrutura organizacional na empresa, para sustentar o crescimento dos negócios e manter a qualidade dos serviços.
Entre os contratos firmados em 2010, destacam-se os segmentos de Oil & Gas, alimentos, transporte, varejo, comunicação, vestuário, saúde e energia. Além da forte atuação na região Sudeste, que se expande a cada ano, a NSI tem ampliado sua presença nas regiões Sul, Norte e Nordeste.
No ano passado, a NSI realizou também a primeira venda através do Cartão BNDES. Dois módulos do aplicativo Ecomex, importação e portal, foram negociados com uma prestadora de serviços de despacho aduaneiro e logística situada na cidade do Rio de Janeiro. A implementação do sistema começou em dezembro de 2010 e deverá entrar em produção em breve. "O Cartão BNDES facilita a aquisição do aplicativo, principalmente porque permite o parcelamento", aponta Valquíria.
As metas para 2011 continuam otimistas. A NSI projeta ampliar o faturamento em 50%, incrementando sua carteira de clientes em 20%. "Este ano a economia continuará crescendo em um bom ritmo, o que premia todo nosso esforço ao longo desses anos, convertendo-o em resultados", avalia Valquíria.
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