A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) definiu os focos principais para aplicação de recursos do Fundo Tecnológico (Funtec) para o exercício de 2011 e estabeleceu o Plano Nacional de Banda Larga como a prioridade do setor eletrônico, que abocanhou 27,9% dos investimentos no ano passado.
O BNDES Funtec estabelece anualmente alvos de financiamento, de forma a direcionar o apoio a projetos de desenvolvimento tecnológico e de inovação considerados prioritários ao desenvolvimento do Brasil.
Nesse contexto, ganhou ênfase neste ano, no setor de eletrônica, o desenvolvimento de equipamentos capazes de garantir a implementação do PNBL. Com recursos não reembolsáveis e participação de até 90% do valor total do projeto, o BNDES Funtec destina recursos para projetos apresentados por instituições tecnológicas e de apoio, que contam com a participação de empresas mediadoras que exerçam atividade econômica diretamente ligada ao projeto de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação. No ano passado, o fundo aprovou 27 projetos, com apoio total de cerca de R$ 200 milhões.
- Inovação