A área responsável pela vertical de saúde da SAP vai apresentar durante o SAP Forum 2011,que acontece entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Convenções do WTC Hotel,as soluções de sucesso de empresas latino-americanas e a evolução de suas soluções para a indústria de saúde, que abrange hospitais, clínicas, ambulatórios e operadoras de saúde.
Uma das soluções será o BA&T (Business Analytics & Technology) para planejamento estratégico no acompanhamento epidemiológico de clientes em tempo real. O diferencial aqui está na possibilidade de integração em uma única plataforma, baseada no SAP NetWeaver, que permite o engajamento em uma plataforma única que pode ser compartilhada com outras instituições e com os sistemas legados dos usuários.
Outra tendência do setor, a adoção de prontuários eletrônicos, será atendida pelo Registro Eletrônico de Saúde (RES), que trabalha em nível operacional, para preenchimento pelos profissionais de saúde. A solução foi desenvolvida pela Siemens sobre a plataforma SAP. Esta solução trabalha em conjunto com o SAP Patient Management, aplicativo clínico voltado para hospitais e clínicas.
Para atender esta necessidade, e melhorar o relacionamento com médicos e pacientes – hoje os dois principais públicos para o setor – a SAP conta com um módulo de CRM (Customer Relationship Management) desenvolvido sobre um template específico do setor. Outro foco é a gestão de sustentabilidade em hospitais e clínicas, ainda um conceito novo no Brasil, mas que pode ser implementado com o uso de soluções de BI (Business Intelligence) para controle de suprimentos e gestão de resíduos, como lixo hospitalar, que podem causar algum impacto ambiental.
No evento também serão apresentados aplicativos que médicos poderão utilizar em iPads ou tablets Samsung Galaxy para acessar os prontuários de seus pacientes em qualquer lugar. Na Espanha, foi lançada uma solução desse tipo, cujo protótipo poderá ser visto pelos interessados.
- Mercado em crescimento