O terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão na sexta-feira, 11, afetou os serviços de internet em Hong Kong, que fica na região Sul da China. Segundo a Autoridade de Telecomunicações do país, algumas pessoas tiveram suas conexões afetadas durante o fim de semana, principalmente ao tentar acessar sites hospedados em servidores localizados no litoral leste da Ásia.
No entanto, segundo reportagem do The Wall Stret Journal, o tráfego de Hong Kong para destinos internacionais, inclusive no continente americano, ainda enfrenta lentidão. O jornal explica que os cabos submarinos foram amplamente danificados pelos sismos.
A PCCW, provedora de internet em banda larga de Hong Kong, confirma os danos em seus cabos, mas não dá mais detalhes. A companhia apenas informa que eles serão reparados "nas próximas semanas", e que "os consumidores podem enfrentar velocidades de conexão abaixo do normal".
Em 2006, segundo o jornal americano, um terremoto atingiu a costa de Taiwan e interrompeu os serviços de telecomunicações de Hong Kong por sete semanas. As interrupções afetaram principalmente chamadas telefônicas de longa distância e internacionais.
- Conexões