Banda larga popular já registra mais de 1 milhão de conexões, segundo Minicom

0

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse durante audiência pública nesta quarta-feira, 14, no Senado que já chega a 1,2 milhão as conexões de internet popular dentro do Programa Nacional de Banda Larga que teve início em outubro de 2011. Segundo ele, o Brasil é um mercado em expansão para a telefonia, com a entrada de novos consumidores a partir da melhoria da renda e tem chamado a atenção das empresas mundiais do setor.

O ministro mostrou dados que indicam um crescimento de 103% na banda larga móvel no ano passado, contra 19% da banda larga fixa, o que indica "uma tendência", afirmou. Ele acrescentou que o consumidor brasileiro, a exemplo do restante do mundo, prefere a internet móvel pela portabilidade e facilidade de acesso às redes sociais.

Paulo Bernardo apresentou as principais ações desenvolvidas por sua pasta no primeiro ano da nova gestão como o lançamento do Programa Nacional de Banda Larga, o decreto com novas regras de licitação de outorgas, a criação de uma secretaria dedicada à inclusão digital que está implementando o projeto piloto de cidades digitais.

O ministro destacou como prioridades para este ano a licitação das faixas de 2,5 GHz e 3,5 GHz e da faixa de 450-470 MHz, necessárias para a implantação da telefonia móvel de quarta geração e para o fornecimento de banda larga no meio rural. Outra ação importante, segundo Bernardo, é a desoneração tributária para estimular o investimento em redes de banda larga, além da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Ainda como prioridade para este ano, ele citou o novo marco regulatório das comunicações eletrônicas com a realização da primeira fase da consulta pública com perguntas a respeito de temas relacionados à radiodifusão e telecomunicações. Com informações do Minicom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.