A Sonda IT, maior parceira de negócios da SAP no mercado brasileiro, anunciou nesta quarta-feira, 14, durante o SAP Forum, o lançamento de sua solução Sonda IT Mobile Solutions, que amplia o portfólio de entrega da tecnologia aos usuários do ERP da fabricante de software alemã. Com essa proposta, além de atender a demanda de sua base instalada com cerca de 530 empresas, o novo modelo combinado de negócio, que alia a oferta de serviços de cloud computing, a solução promete tornar a versão do SAP para pequenas e médias empresas, o B1 Cloud, acessível a um maior número de companhias.
De acordo com Ricardo Barone, vice-presidente executivo da empresa, para construir essa nova oferta foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões e contratados dez novos funcionários, que ficarão em uma área de negócios dentro da Quintec, empresa adquirida pela Sonda no ano passado. Além disso, a empresa vai expandir a oferta com a nomeação de canais de distribuição e parceiros de negócios e buscar a capilaridade necessária para esse tipo de mercado.
O pacote propiciará ainda maior rentabilidade para a Sonda, que com isso vai otimizar suas ofertas integradas que incluem IaaS (Infrastructure as a Service), HaaS (Hardware as a Service) e SaaS (Software as a Service), suporte, desenvolvimento de aplicativos e um novo data center inaugurado no fim do ano passado no polo de Tamboré, na região metropolitana de São Paulo. "Uma solução end to end", enfatiza Barone.
A proposta apresentada no SAP Forum envolve desde o estudo de viabilidade técnica do desenvolvimento de aplicativos móveis através da plataforma tecnológica Sybase, passando pela integração com o ERP da SAP em real time aportando um amplo leque de serviços de sustentação com alto valor agregado. O modelo engloba desde a capacitação do usuário, disponibilização, gestão, segurança e monitoramento centralizados dos dispositivos e field service, incluindo seguro de perda e roubo, além da atualização automática dos dispositivos móveis e um modelo de governança centralizada dos aplicativos seguindo as normas corporativas do cliente. Contempla também o desenvolvimento de aplicações baseadas no conceito App Store, com acesso aos principais sistemas operacionais como iOs, Android, Windows 8 e RIM (BlackBerry).
Até mesmo o descarte sustentável do aparelho pode fazer parte do pacote oferecido como serviço para contratos a partir de 36 meses. Sob o conceito de pagamento por uso, o valor mensal da proposta inicia-se ao custo de cem reais, com o tablet incluso. Essa loja de aplicativos deverá entrar em operação no próximo trimestre, concentrando-se inicialmente nos segmentos que e fazem parte do seu portfólio tradicional, porém com as adequações necessárias para o acesso através de tablets. Entre os aplicativos estão o Oil&Gas, template que integra o SAP MII (Manufacturing Integration and Intelligence) com a IS Solution; o Engenharia & Construção e o Farma & Química, pré-configurados que foram homologado pela SAP, assim como as soluções fiscais da Sonda IT e a frente On Demand, que envolve os aplicativos corporativos sob demanda.