Por dois anos consecutivos, a divisão Interactive Experience (iX) da IBM foi considerada a maior agência digital do mundo pela revista de publicidade, marketing e mídia Ad Age. A iX possui mais de 10 mil funcionários que trabalham em criação, digital e analytics para clientes como a Nestlé, Visa, L.l.bean e Air Canada. No mês passado, a unidade adquiriu três empresas de publicidade e design digital no espaço de uma semana, elevando seu número de unidades para 30 em todo o mundo.
A Ad Age estima que a receita da IBM iX somou US$ 1,9 bilhão no ano passado, mas Paul Papas, líder global da divisão, disse a Business Insider que o "número está subestimado." A IBM não revela a receita da divisão em seus relatórios financeiros, mas analistas de mercado são unânimes em dizer a unidade da gigante da TI já ultrapassou grupos tradicionais de publicidade e construiu uma agência digital global superior.
Papas diz que tudo começou há pouco mais de oito anos com o lançamento do iPhone e o alvorecer da era dos smartphones. "Ele [o aparelho] mudou a experiência humana, e agora todos nós temos a expectativa de consumidores, ou quando estamos fazendo negócios, que tudo pode ser mais distinto. Nós, na verdade formamos a iX com a premissa oferecer a melhor experiência que alguém possa ter, em qualquer lugar, em todos os lugares."
O trabalho da IBM iX com a equipe de basquetebol do Toronto Raptors é um bom exemplo da forma como a agência cria experiências para toda a empresa. O que começou como um projeto de experiência de fãs, usando a plataforma de computação cognitiva Watson e tecnologia touchscreen da IBM, transformou a maneira do Raptors fazer o gerenciamento de jogadores.
A equipe e a comissão técnica podem ficar em torno de uma mesa touchscreen para analisar todos as diferentes estatísticas de cada jogador, em tempo real, bem como simular diferentes cenários de uma partida na tela.
Os Raptors também estão usando o Watson e a a tela touchscreen, chamada IBM Sports Insights Central, para fazer projeções salariais, de vencimentos de contratos e sentimento social.
Papas disse que a iX tem uma vantagem sobre as agências digitais tradicionais, porque ela está tentando se afastar do foco da criação de mensagens e se concentrar no digital, já que possui um patrimônio digital longo. "Também não temos as limitações de um modelo de agência tradicional, em que várias subcompanias muitas vezes competem umas contra as outras e têm desafios para trabalhar em conjunto", disse Papas.