Apenas 3% de startups de Web3 são fundadas exclusivamente por mulheres, aponta estudo do BCG

0

Apenas 13% das startups ligadas à Web3 contam com ao menos uma mulher na equipe fundadora e, dentro desse recorte, há um número ainda mais impactante: somente 3% dos times são exclusivamente femininos. É o que aponta o novo estudo "Web3 Already Has a Gender Diversity Problem", desenvolvido pelo BCG X, a unidade de construção e design de tecnologia do Boston Consulting Group, realizado em parceria com o People of Crypto Lab – um estúdio criativo e de inovação que visa aumentar a diversidade, a equidade e a inclusão no ecossistema, que analisa fundadores e investidores do mercado de tecnologia, especificamente empresas de Web3, com base em um banco de dados composto por quase 2.800 participantes em todo o mundo.

A disparidade de gênero se estende à força de trabalho global da web. A pesquisa mostra que aproximadamente 27% das profissionais das principais empresas do setor são mulheres, e que a maioria destas ocupa funções não-técnicas, em áreas como recursos humanos e marketing. A representatividade feminina entre fundadores e investidores também é pequena. Segundo a consultoria, empresas fundadas exclusivamente por homens recebem quase quatro vezes mais investimentos, em média, do que as formadas por mulheres. Das empresas entrevistadas que conseguiram arrecadar mais de US$ 100 milhões em investimentos, nenhuma delas foi criada por times totalmente femininos.

"Ao analisar e comparar o desempenho de empresas fundadas exclusivamente por mulheres e por equipes mistas, conseguimos perceber que as empresas unicamente femininas têm, claramente, maiores obstáculos para atingir o sucesso e receber aportes. A sub-representação que estamos vendo hoje no ecossistema da Web3 tem reflexo direto nas plataformas e aplicações que estão sendo criadas, resultando em pouca diversidade e em vieses inconscientes. Trazer diversidade para a construção da Web3 será imperativo para o seu sucesso e futuro da inovação", analisa Alexandre Montoro, diretor executivo e sócio do BCG.

Apesar de um cenário que gera preocupação, o ecossistema da Web3 ainda está em seu início e há tempo para resolver o problema. Cinco medidas principais podem ajudar a impulsionar a diversidade na Web3:

Análises e métricas para tudo. É importante ter uma medição minuciosa e objetiva sobre a representação de mulheres e de outros aspectos de diversidade em todo o ecossistema de negócio: fundadores, colaboradores e investidores da empresa. A medição ajuda a traçar metas, além de monitorar o progresso ao longo do tempo.

Eliminar os vieses inconscientes. Equipes exclusivamente masculinas têm maior probabilidade de apoiar negócios que seguem o mesmo padrão. Algumas empresas de capital de risco agora exigem que as equipes de investimento incluam pelo menos uma mulher, minimizando a chance desses vieses

Buscar parceiros especializados. À medida que governos e organizações se concentram mais em questões ESG, eles desenvolvem requisitos mais rígidos e outras medidas relacionadas à composição de gênero nas empresas. Empresários e investidores têm a oportunidade de colaborar de forma pioneira na elaboração dessas regulamentações, em vez de simplesmente esperar que elas apareçam.

Gerar experiências de marca inclusivas. Empresas com presença digital na Web3 devem se assegurar de que estão criando a mais ampla gama de experiências para os consumidores – considerando seus diversos perfis.

Colaborar com redes de apoio. Cúpulas da Web3 devem patrocinar eventos que trabalhem para garantir a equidade de gênero entre palestrantes, e líderes — homens e mulheres — podem dedicar um tempo para aspirantes a fundadoras e investidoras, com orientação, por exemplo.

"A Web3 é a nova era da Internet e não podemos correr o risco de replicar os mesmos vieses que afligem o mundo físico. Empresas devem buscar criar aplicações, com base nas tecnologias de blockchain e inteligência artificial, que aumentem a diversidade, a equidade e a inclusão", finaliza Montoro.

O estudo completo, em inglês, está disponível no site do BCG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.