A SoluCX, líder em pesquisa de satisfação e NPS no Brasil, está lançando o CX Assistant, sua nova funcionalidade que utiliza a IA generativa do ChatGPT, da OpenAI, para gerar insights e análises sobre os dados coletados em pesquisas de satisfação com clientes, reduzindo esforço e tempo operacional dos profissionais de Customer Experience.
A feature, que funciona dentro da solução de VoC (voice of the customer) da SoluCX, a CX Platform, tem funcionamento semelhante ao do ChatGPT, com um prompt de comando no qual o usuário pode fazer perguntas, com o diferencial de que as respostas são especificamente sobre as experiências que os consumidores tiveram com a marca. É possível pedir por análises sobre pontos gerais ou específicos, gerar insights sobre tendências, criar gráficos com cruzamento de dados relevantes e ter todo o suporte na tomada de decisões estratégicas e operacionais de forma interativa, rápida e fácil.
Tiago Serrano, CEO da SoluCX, explica que a nova solução ajuda os profissionais a gerir a experiência dos consumidores de forma muito mais rápida e assertiva. "O CX Assistant utiliza todo o poder das IAs para transformar diversas informações coletadas em insights estratégicos e poderosos. Com isso, o profissional tem acesso a uma visão muito mais profunda do seu cliente, de forma muito mais rápida e dinâmica, garantindo que ele tome decisões mais assertivas em muito menos tempo."
Tag Sense
A funcionalidade não é a única nova solução que utiliza inteligência artificial aplicada ao customer experience. A empresa também acaba de lançar o Tag Sense, uma tecnologia que permite a leitura e classificação de comentários deixados por clientes usando a IA generativa.
O CEO da SoluCX explica que o Tag Sense é fundamental para identificação do que motiva a satisfação ou insatisfação dos clientes, além de conseguir realizar análises que de outra forma demandam um nível de esforço operacional impossível de se conseguir.
"As empresas coletam milhares de comentários de clientes todos os dias. Analisá-los, entender do que cada um deles se trata e transformá-los em insights estratégicos é um desafio às organizações. O Tag Sense atua exatamente nessa dor, utilizando IA para ler e classificar os comentários, entender os motivadores e entregar aos profissionais os insights praticamente em tempo real. Não se trata só de uma redução de tempo e esforço operacional, mas sim de ter acesso a dados que de outra forma estariam escondidos."
As duas soluções são as primeiras de uma lista de novas tecnologias que utilizam inteligência artificial aplicadas à experiência do cliente. Ao longo de 2024, a SoluCX irá lançar diversas features que atuam em diferentes áreas do CX e possuem o objetivo de amplificar a capacidade das organizações de gerenciar a experiência do cliente e ajudá-las a expandir seus programas de VoC.