Pelo menos 25% da população brasileira com mais de 16 anos já usam a Internet para se comunicar com os órgãos públicos. É o que revela pesquisa sobre uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br.
Os números sobre Governo Eletrônico da TIC Domicílios 2007 detalham a evolução do uso dos serviços oferecidos pelos órgãos públicos ao cidadão via Web. O objetivo é traçar um panorama da interação dos internautas com o governo por meio da rede, principais atividades, perfil do usuário e barreiras para a utilização.
O estudo mostra um crescimento significativo no uso de serviços de governo eletrônico em todos os segmentos da população, seja por renda, classe social, escolaridade ou situação de emprego. "O destaque foi o forte aumento na utilização desse canal de comunicação entre internautas com renda familiar entre três e cinco salários mínimos. que passaram de 14% em 2005 para 40% em 2007", reforça Mariana Balboni, gerente do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Em 2007, 71% dos indivíduos com educação superior, 58% daqueles com renda familiar superior a cinco salários mínimos e 81% dos brasileiros de classe A informaram interagir com órgãos públicos por meio da rede. "Entretanto, não são apenas os indivíduos de classe social mais elevada que se beneficiam das facilidades trazidas pelo uso da Web no contato com o Governo", explica Mariana.
"É fato que a maioria dos brasileiros de classe A possui um computador e utiliza a Internet para se relacionar com o Governo, mas esse grupo representa apenas 5% do total de usuários", completa. O perfil econômico do usuário de serviços de governo eletrônico é composto por 36% de indivíduos da classe B, 48% da classe C, 11% de indivíduos das classes D e E e 5% da classe A.