Tablets derrubam vendas de PCs no primeiro trimestre

0

As vendas mundiais de PCs diminuíram no primeiro trimestre deste ano, em relação aos primeiros três meses do ano passado. Segundo a IDC, o segmento sofreu uma retração de 3,2%, com 80,5 milhões de computadores comercializados. Entre janeiro e março de 2010, as vendas haviam atingido 83,2 milhões de equipamentos. Para o Gartner, a queda foi mais tênue, de 1,1%, de 85,1 milhões de PCs para de 84,2 milhões de unidades na mesma base de comparação.
Ambos os levantamentos se contrapõem às estimativas de crescimento do setor feitas pelas próprias consultorias. Enquanto a IDC apostava que as vendas mundiais de PCs cresceriam 1,5% nos primeiros três meses deste ano, o Gartner previa alta de 3%, apontando para um início de ano mais fraco.
Os dois estudos, de modo geral, divergem em relação aos motivos da retração. O único consenso entre as consultorias é em relação ao crescimento da demanda por tablet PCs como o principal responsável pela queda nas vendas. Mika Kitagawa, do Gartner, acredita que os preços baixos dos PCs, que vinham "salvando" o setor desde o ano passado, não foram suficientes para enfrentar a febre dos tablets.
Jay Chou, do IDC, acredita que houve uma mudança de foco na procura por computadores, principalmente por parte das empresas. Ele avalia que as companhias deixaram de comprar novos equipamentos para renovar seu parque e passaram a comprar peças de reposição, estendendo a vida útil dos equipamentos. Essa transformação, segundo Chou, fez com que as empresas buscassem computadores "bons o suficiente", categoria em que entram os tablets e netbooks.
As duas consultorias também divergem em relação à participação dos fabricantes de PCs no mercado mundial. O Gartner aponta que a HP foi a campeã em vendas no primeiro trimestre, com 14,7 milhões de unidades vendidas e fatia de mercado de 17,6%, seguida pela Acer, com vendas de 10,8 milhões e market share de 12,9%.
A IDC mantém a HP no topo da lista, mas com 15,2 milhões de unidades vendidas no período e participação de mercado de 18,9%. O segundo lugar, no entanto, é ocupado pela Dell, que, segundo a consultoria, vendeu 10,2 milhões de PCs e abocanhou fatia de 12,8% do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.