Os bancos brasileiros investiram em 2014 cerca R$ 21,5 bilhões em TI, o que representa 18% do total de investimentos de todo tipo de indústrias, valor que está próximo aos realizados por países como Estados Unidos e França. O desenvolvimento de softwares apresenta, em 2014 na comparação com 2013, o maior incremento em volume de investimento (16%), seguidos por hardware (6%), telecom (2%) e outros (1%).
Segundo Gustavo Fosse, diretor Setorial de Tecnologia Bancária da Febraban e gerente geral da área de TI do Banco do Brasil, "esses investimentos reforçam a preocupação dos bancos com a prestação de serviço e com a experiência do cliente para oferecer mais eficiência e comodidade em seus canais de atendimento''.
"O desafio do setor é planejar esse investimento de forma adequada, balanceando eficiência e experiência do consumidor por meio de uma plataforma integrada de canais e de ofertas aos clientes", complementa.
Os dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014, divulgada nesta terça-feira, 14, que mostra a evolução da indústria bancária e dos canais do atendimento. Ela foi realizada em parceria com a Strategy& (PwC) com 20 bancos, que juntos representam 95% de todas as agências e 90% dos ativos bancários.
Canais de atendimento
A pesquisa aponta que 52% das transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking, sendo que 47% das contas correntes ativas (51 milhões) realizam transações utilizando internet banking e 24% (25 milhões), smartphones.
Em mobile banking, houve um crescimento significativo no volume de movimentações financeiras em 2014 quando comparado ao ano anterior. Transferências, DOCs, TEDs e pagamentos de contas apresentaram incremento de 180%, totalizando 260 milhões de transações. Outro destaque foi a contratação de crédito, que registrou um aumento de 190% e chegou a 10 milhões de transações.
Em internet banking o crescimento foi de 8% no número de transferências, DOCs e TEDs e de 11% no pagamento de contas. Juntos, esses serviços somam mais de 1,5 bilhão de transações. A contratação de crédito por esse meio também teve alta de 20% (representando um montante de 40 milhões).
Mesmo com as altas porcentagens de incremento, ainda há muito potencial a ser explorado, já que internet e mobile somam 20% do volume de operações com movimentações financeiras. Apesar das estatísticas, a entidade não arrisca quando as transações serão o principal meio usado pelos correntistas.
"A consolidação do uso dos canais digitais é resultado de um investimento muito grande da indústria para garantir um ambiente seguro e oferecer interfaces cada vez mais amigáveis, melhorando assim a experiência dos clientes; ao mesmo tempo em que reflete o momento atual vivido pelo Brasil, no qual a melhoria do acesso à internet e a alta penetração dos smartphones, que deve chegar a 41% em sete anos, também possibilitam que os usuários tenham uma infraestrutura adequada para utilizar esses meios", explica Fosse, informando ainda. que do total do orçamento investido em 2014, RS$ 21,5 bilhões, cerca de 10% são aplicados em soluções para garantir a segurança das transações;
Mesmo com o aumento do uso de canais digitais o número de agências bancárias continua crescendo em todo o país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que mantiveram um aumento acima dos 5%, o dobro da média nacional.
As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentam níveis semelhantes de penetração por agência, cerca de 25 a 30 agências para cada 100 mil pessoas da População Economicamente Ativa (PEA). Apesar de não ter apresentado número, o diretor da Febraban diz que o numero de transações com cheques de um ano para outro continuam estáveis.