Franq anuncia ex-CEO da Quod Cassius Schymura como novo executivo

0

Pensando em escalar a operação, a Franq, acaba de anunciar a contratação de Cassius Schymura, que passa a ser também Partner e Membro do conselho da fintech. O executivo acumula 30 anos de experiência e passagens pelos bancos Itaú Unibanco, Santander e Sofisa, além de ter estado à frente das fintechs Quod e Trademastar. Seu papel ficará concentrado na inteligência de dados, produtos e parceiros. Hoje, a Franq conta com mais de 155 mil clientes — divididos entre Pessoa Jurídica e Física —, 150 serviços e produtos e 50 parceiros, entre bancos e fintechs. 

"Trabalhamos com alta demanda em duas pontas — os bancários autônomos, chamados de Personal Bankers, e as instituições financeiras. Cada um estará focado em uma dessas frentes. A chegada do Cassius, nos leva para outro patamar na oferta de produtos e utilização de dados como ferramenta estratégica", conta Paulo Silva, CEO e fundador da Franq. "O desafio, agora, é ganhar ainda mais robustez e mostrar aos clientes a competência e benefícios únicos que a Franq oferece", disse.

De acordo com Schymura, sua movimentação é motivada pelo novo momento do mercado financeiro, que demanda empresas preocupadas em entregar com transparência e segurança uma solução de qualidade não só para profissionais, mas também para o consumidor final. "Minha decisão foi baseada em conversas que tive com o conselho da Franq e os fundos investidores. Há uma vontade de aceleração alinhada entre todos envolvidos no negócio, então, eu vi que havia espaço para eu atuar e oportunidade real de expandir, além de a empresa estar pronta para isso", conta o executivo, que está entre os nomes mais importantes do país na atuação em bancos e autoridade em dados do setor financeiro.

Após 10 anos no Itaú Unibanco, Schymura fez sua primeira transição entre cargos corporativos e o mundo das startups, ao fundar a incubadora IDEIASNET em janeiro do ano 2000. Em 2004, voltou aos bancos, passando a atuar no Santander, onde passou a maior parte de sua carreira. Foi na mesma época que conheceu o atual CEO da Franq, durante a passagem de ambos pela instituição.

Depois de 14 anos no Santander, tomou a frente da fintech Trademaster, no final de 2018, como CEO. O profissional também participou do conselho do Banco Sofisa, do board da fintech de pagamentos Card-Dynamics, além de ser partner na Ipanema Ventures e mentor da Endeavor. Em 2020, assumiu a presidência do birô de crédito Quod, criado em 2017 pelos cinco maiores bancos do país — Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander — para impulsionar o Cadastro Positivo, ferramenta que funciona como um currículo financeiro dos consumidores. O momento era estratégico de expansão dos negócios e aproximação com as instituições financeiras, entre outros stakeholders.

Agora, o objetivo é expandir a cultura de dados para a Franq, visando crescer e engajar ainda mais os clientes. "Com dados, eu posso fazer abordagens mais certeiras, porque conheço a demanda e como cada parceiro se comporta. Isso faz com que seja possível alavancar a relação tanto com eles como com o consumidor final, já que diminuímos a burocracia e realizamos esse match de aprovação com maior facilidade", explica. Na fintech, cada produto ou serviço tem uma base de parceiros, de acordo com sua complexidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.