As empresas clientes do Itaú Unibanco já podem optar por oferecer o pagamento recorrente com Pix, se antecipando ao Pix Automático. A solução de Pix Automático, prevista para junho pelo Banco Central, vai facilitar e transformar a maneira como pagadores e recebedores lidam com as contas recorrentes – permitindo que as empresas que realizam as cobranças centralizem em um único banco a oferta para seus clientes, alcançando mais de 800 instituições financeiras que fazem parte do ecossistema Pix.
Com o débito automático, era necessário ter convênios individuais com as instituições financeiras, o que faz com que a oferta fique apenas em determinados bancos, dada a complexidade?de integração – dificultando sua adesão e alcance. Essa mudança garante maior ganho de tempo para as empresas, índices de adimplência melhores e ganhos operacionais relevantes.
Neste primeiro momento, a solução está disponível apenas para empresas e pessoas físicas que também são clientes Itaú Unibanco. A partir de junho de 2025, a solução passa a se chamar Pix Automático e viabilizará débitos em todas as instituições participantes do Pix.
O Itaú Unibanco já opera pilotos desde março de 2025 com clientes de mobilidade, educação e serviços. Empresas de diversos setores podem se beneficiar com os pagamentos recorrentes com Pix. Dentre eles destacam-se os de consumo (companhias de telefonia, água, gás e energia elétrica), assinatura de serviços (pedágio e streaming), financeiro (empréstimos, consórcio e seguros) e de mensalidades (academias, escolas, estacionamentos e aluguéis) – segmentos que buscam oportunidades de otimizar estratégias de adimplência, engajamento, fidelização e segurança.
Inicialmente, o Itaú disponibilizará duas opções de jornada de adesão aos pagamentos recorrentes com Pix para correntistas: Na primeira opção a empresa aderida ao sistema poderá disponibilizar o meio de pagamento entre as opções de liquidação no seu app ou site. Com preenchimento de informações, o pagador receberá uma notificação para confirmar a adesão no superapp do Itaú. Na segunda opção, a empresa disponibiliza Qr Code, no qual no momento do pagamento da fatura no superapp do Itaú, é ofertado ao cliente a possibilidade de cadastrar o pagamento recorrente via Pix.
A solução de pagamento recorrente com Pix oferece diversos benefícios, como a redução do tempo e esforço para conciliar, que é um processo que 64% das empresas realizam diariamente e atualmente consome, em média, uma hora diária dessas empresas. Além disso, proporciona maior previsibilidade financeira, permitindo uma visão mais clara e precisa dos fluxos de caixa. A centralização dos pagamentos em um único provedor, que hoje acessa de 5 a 10 bancos, possibilita uma gestão financeira mais eficiente e maior ganho de tempo. Dependendo do setor de atuação, a adimplência pode aumentar em até 30%, o que é um ganho significativo para empresas.
O novo método de pagamento também pode ser agendado com 2 dias de antecedência e tem até três tentativas de débito em até sete dias pós-vencimento. O banco terá APIs customizadas para empresas facilitando principalmente as jornadas de adesão, agendamento e desenvolveu processo de conciliação que permitirá ganhos em gestão e tempo para empresas.
Além das empresas, o cliente pessoa física também terá ganhos. O pagamento por recorrência com Pix terá um papel relevante de democratização dos serviços financeiros e inclusão financeira. Atualmente, muitas pessoas não conseguem colocar o pagamento da sua conta de água, luz, condomínio, escola ou plano de saúde no débito automático a menos que a empresa fornecedora disponibilize o serviço no banco dos consumidores. Com o Pix Automático, todas as instituições do ecossistema do Pix serão alcançadas e esse problema deixará de existir – facilitando o dia a dia das pessoas e tirando o peso da necessidade de lembrar de realizar o pagamento de contas importantes todos os meses.
A padronização em todo o processo de adesão, agendamento e cancelamento vai proporcionar mais clareza e segurança em cada etapa da jornada de pagamento. Ao fazer a adesão, o cliente terá a opção de determinar o teto de pagamento e, se a cobrança recorrente vier maior do que o limite estipulado, ela não será feita, trazendo mais autonomia e segurança para o cliente final.