O grupo EBX, controlado pelo empresário Eike Batista, pode ficar com uma participação indireta de 6,5% a 14,5% no capital da IdeiasNet, empresa de capital de risco na área de tecnologia do grupo de mesmo nome. Segundo comunicado de fato relevante, divulgado nesta quarta-feira (14/5), o conselho de administração da IdeiasNet aprovou o aumento do capital social da companhia por subscrição particular, no valor total de R$ 100,5 milhões, com a emissão de 15 milhões de novas ações ordinárias, sem valor nominal, ao preço de emissão de R$ 6,70.
De acordo com o comunicado, a totalidade do aumento de capital tem garantia firme e irretratável de subscrição e integralização em moeda corrente nacional pela Centennial Asset Mining Fund LLC, empresa ligada ao grupo EBX, constituída nos EUA. A garantia firme de subscrição está condicionada a que ao menos 45% das ações a serem emitidas em decorrência do aumento de capital da IdeiasNet estejam livres para a Centennial. A IdeiasNet respeitará o direito de preferência dos demais acionistas pelo prazo de 30 dias contados a partir da data de publicação na imprensa do respectivo aviso.
As eventuais sobras de ações não subscritas serão rateadas entre os acionistas que a elas se habilitarem, sendo que o prazo para subscrição das mesmas será de cinco dias a partir do quarto dia útil após encerrado o prazo para exercício do direito de preferência. Havendo ainda sobras, as mesmas deverão ser vendidas em bolsa em benefício da companhia.
De acordo com informações no site da IdeiasNet, o capital da empresa é formado por mais de 88,106 milhões de ações. Os principais acionistas são Truetech Participações Ltda. (6,46%), UBS Prestige (9,24%), Lorentzen Empreendimentos (7,40%) e Fundos Mercatto (9,12%). Os demais acionistas têm hoje 67,78% do capital da IdeiasNet. Com a operação de aumento de capital, a empresa passará a ter pouco mais 103,106 milhões de ações. A Centennial ficará com entre 6,75 milhões e 15 milhões de ações, considerando a subscrição mínima de 45% e a totalidade das novas ações.