Atualizar a plataforma tecnológica que dá suporte ao seu negócio – de gestão de meios de pagamento – de modo a atender não só às necessidades atuais como também às decorrentes da evolução dos seus serviços.
Com esse objetivo, a STP – empresa que administra o sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos Sem Parar/Via Fácil – vem investindo em uma estratégia de transformação tecnológica, que inclui a implantação de um novo sistema de billing. E a tecnologia escolhida para isso foi a da solução CPqD Billing, já utilizada por empresas das áreas de telecomunicações e energia elétrica.
A contratação do CPqD Billing é resultado de um processo de concorrência realizado pela STP, que envolveu mais de um ano de trabalho multidisciplinar, durante o qual foram avaliadas as soluções de dez fornecedores nacionais e internacionais. “O sistema de billing (BSS) é o coração do nosso negócio. Por meio dessa plataforma, conseguimos capturar e faturar as transações feitas por usuários de serviços de empresas diferentes com as quais temos convênio”, afirma Fabiano Borges, gerente de Desenvolvimento Tecnológico da STP.
Segundo Borges, a plataforma trará agilidade e eficiência ao negócio da STP, empresa que vem crescendo mais de 40% ao ano. Hoje, o Sem Parar/Via Fácil possui uma base de mais de 3,5 milhões de usuários e está presente em 94% das rodovias pedagiadas do Brasil e em 122 estacionamentos – localizados, principalmente, em shopping centers e aeroportos. Além disso, a STP vem investindo na diversificação de ofertas, por exemplo, com o lançamento de produtos específicos para mercados regionais – como é o caso do Pré-Pago Santa Catarina e do Pré-Pago Bahia.
“A plataforma tecnológica de suporte a negócios também vai nos ajudar a ampliar a oferta de novos serviços, aproveitando as oportunidades do mercado de meios de pagamento, que tende a continuar crescendo bastante no País”, comenta o gestor da STP.
Com duração prevista em 16 meses, o projeto prevê a incorporação do CPqD Billing – que tem capacidade para dar suporte a processos críticos de tarifação, faturamento, arrecadação e cobrança de fatura – à nova plataforma de negócios da STP. Para isso, a solução do CPqD será adaptada a necessidades específicas do negócio e integrada a outros sistemas utilizados pela empresa. O início do projeto foi marcado por um workshop de três dias, realizado no final de abril nas instalações do CPqD, em Campinas, do qual participaram cerca de 20 profissionais e executivos – entre eles, os diretores e o presidente da STP.