A Veratis – empresa especializada em serviços e soluções de TI em – foi escolhida pela Renault para implantar o módulo Folha de Pagamento, do SAP HCM, no Brasil. A troca do sistema é uma estratégia da Renault para integrar os países da América e formar um centro de competência.
“O SAP já era utilizado para controlar a estrutura organizacional, a administração de pessoal e o ponto eletrônico. A Folha de Pagamento era executada por um sistema externo. A maior dificuldade era a de retenção do conhecimento e a integração entre os sistemas”, explica a Analista de Negócios da Renault do Brasil, Rita Pimentel. As dificuldades aconteciam porque o domínio do sistema estava na França.
Quando recebeu a autorização da matriz para realizar a troca do módulo Folha de Pagamento para o SAP HCM, a Renault do Brasil realizou um processo de compra com a participação de cinco empresas e destas optou pela Veratis. “Escolhemos a Veratis por estar de acordo com as exigências da TI da Renault do Brasil e pelo nível técnico de conhecimento dos consultores”, conta Rita.
A implantação durou pouco mais de um ano e contou com uma equipe de nove pessoas, cinco da Veratis e quatro da Renault. “O processo foi de alta complexidade e não havia margem para erros. Realizamos a implantação do módulo SAP HCM PY, que inclui estrutura organizacional e empresarial, cadastro de pessoal, benefícios, gerenciamento de tempo e folhas de pagamento”, explica o diretor de Negócios SAP HCM da Veratis, Marco Silva.
Rita ressalta que os resultados foram além do esperado, o ''go-live'' entrou na data esperada e não houve problemas graves na primeira execução da folha de pagamento. Com o novo sistema em funcionamento desde o início de 2012, a Analista de Negócios da Renault do Brasil explica que os benefícios esperados são a diminuição dos riscos, confiabilidade, integração dos módulos e, principalmente, a retenção interna das informações do RH.