A SAP nomeou Sandra Vaz como vice-presidente de vendas para ecossistemas e canais da SAP América Latina. Com mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia, ela terá a responsabilidade de fortalecer o relacionamento da empresa com os ecossistemas para continuar expandindo o número de parceiros na região, ampliando, assim, a participação das vendas indiretas. Atualmente, as vendas via parceiros representam mais de 40% de todas as operações realizadas pela SAP na região.
Segundo Sandra, contar com parceiros bem preparados que possam levar para mais de 40 países as soluções da SAP é um fator essencial para o desenvolvimento dos negócios. Nos últimos anos, a companhia passou por um processo de especialização de seu ecossistema para que cada parceiro seja capaz de gerar o máximo valor possível em determinados setores, com uma solução em particular ou em uma região geográfica específica. "O conhecimento do setor é fundamental. Os parceiros devem falar exatamente a mesma linguagem de negócio dos clientes, por isso estamos incentivando a especialização em cada segmento em que operamos, do setor público aos serviços bancários e financeiros, da manufatura, esportes e entretenimento à mineração, petróleo e gás", diz.
A executiva assegura que o papel da SAP é dar apoio a cada um dos seus parceiros para que possam explorar as oportunidades oferecidas pelo mercado, até mesmo modelos, como o Original Equipment Manufacturer (OEM), que permite ao canal customizar suas próprias soluções com ferramentas SAP pré-integradas, ou nuvem gerenciada como serviço (Managed Cloud as a Service – McaaS) para parceiros que pretendem levar ao mercado soluções em nuvem.
Em sua função anterior, ela atuou como vice-presidente de vendas para ecossistemas e canais para a região sul da América Latina, posição em que impulsionou o ecossistema da SAP no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai e permitiu à SAP se aproximar de de pequenas e médias empresas por meio de parceiros de negócios. Como resultado, uma percentagem muito elevada de clientes da SAP nesses países são PMEs.
Antes de ingressar na SAP, trabalhou na área de canais da Oracle, na ABC Bull S.A. Telematic e Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros. É formada em Administração de Empresas e Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) de São Paulo, e Análise de Sistemas pela Universidade Mackenzie. Também tem mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela Escola de Negócios Rotman, da Universidade de Toronto, no Canadá.