Consumidores brasileiros desejam reforçar a proteção e o controle de sua privacidade na internet. É o que aponta o relatório Defesa da privacidade digital: levando a proteção pessoal ao próximo patamar , que acaba de ser lançado pela Kaspersky e que examina a postura atual do consumidor sobre a privacidade online, assim como as medidas tomadas para evitar que informações pessoais caiam em mãos erradas.
De acordo com o estudo, realizado pela Kaspersky em 23 países, os brasileiros estão cada vez mais cientes onde seus dados estão sendo disponibilizados, tanto que 74% declararam ter tentado removê-los de sites ou mídias sociais. Porém, quase um quarto (24%) não sabe como fazê-lo.
Os consumidores brasileiros mostraram ainda estar preocupados não apenas com a segurança das próprias informações, mas também a de seus entes queridos. Por exemplo, 19% dos entrevistados disseram que seus dados pessoais ou informações sobre familiares foram disponibilizadas publicamente sem o seu consentimento.
Essas ocorrências estão levando consumidores a fazer escolhas mais conscientes sobre como e onde armazenar os seus dados pessoais, para impedir que eles sejam vistos ou usados por outros sem seu consentimento. Parte significativa dos entrevistados no Brasil tomou medidas adicionais durante a navegação web para ocultar suas informações: 58% para escondê-las de cibercriminosos, 35% dos sites pelos quais navegam e 33% de outras pessoas com quem compartilham o mesmo dispositivo. A desconfiança recai até mesmo em relação aos próprios aparelhos: mais de um quarto desses entrevistados (26%) afirma estar muito preocupado com a coleta de informações privadas por aplicativos usados em seus dispositivos móveis.
Essas pessoas podem passar a sentir que estão perdendo o controle sobre onde seus dados estão sendo armazenados e, com isso, estão cientes dos riscos associados ao compartilhamento de informações pessoais. Assim, compreensivelmente, não querem que seus dados sejam usados por terceiros sem o conhecimento prévio.