5 formas de proteger a sua empresa de golpes de deepfake

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A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma grande aliada das empresas, mas também é capaz de causar muitos estragos. Um bom exemplo disso é o uso de deepfake, prática realizada, com ajuda de IA, para manipular vídeos de maneira extremamente convincente.

Originalmente concebida para criar conteúdos humorísticos, essa técnica não demorou para ser usada para fins escusos, como a disseminação de fake news e outras informações falsas, na maioria das vezes envolvendo figuras famosas, como políticos e atores.

Em 2022, o Projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada e mantida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), desmentiu diversos vídeos manipulados com o intuito de espalhar desinformação entre os eleitores brasileiros à época. No entanto, as empresas também são alvos de deepfake.

De acordo com o relatório Identify Fraud Report 2023, da Sumsub, plataforma internacional que visa proteger o usuário, registrou um aumento de 830% nos casos de verificação forçada em relação a 2022; além disso, segundo um levantamento da empresa Onfido, especializada em verificação de identidade, houve crescimento significativo de 3.000% em fraudes envolvendo manipulação de rostos (as "colagens") entre 2022 e 2023.

Dos 224 países e 28 segmentos analisados pela Sumsub, o Brasil ocupou a última posição no ranque de países que apresentaram fraudes de identidade, porém é alarmante ver como o nosso país registrou um alto índice de golpes envolvendo IA. O Identify Fraud Report 2023 também apontou que os setores mais afetados por essas práticas foram fintechs, criptomoedas e iGaming.

A deepfake é capaz de causar danos irreversíveis às empresas, da evasão de funcionários à perda de clientes importantes, o que pode, em casos mais extremos, levar à falência.

Pensando nisso, separei cinco dicas essenciais para ajudar a proteger as corporações dos perigos não só da deepfake, como também de outras fake news. Confira:

  1. Ofereça treinamento: É importante oferecer um treinamento para que os funcionários entendam os riscos das deepfakes e também como identificá-las. Um funcionário treinado saberá reconhecer sinais de manipulação de mídia, como inconsistências na voz ou movimentos faciais e comportamentos fora do comum em vídeos ou áudios, e evitará que uma fake news seja compartilhada entre os demais.
  2. Estabeleça políticas claras: Não se pode deixar em aberto como deve ser o uso e compartilhamento de mídia dentro das empresas. É necessário que políticas claras sejam estabelecidas dentro das organizações. A prática de verificação de autenticidade de vídeos e áudios antes de compartilhá-los e a divulgação de informações sensíveis apenas em canais verificados e seguros garantem que apenas usuários confiáveis terão acesso àquele conteúdo.
  3. Implemente processos: Todos os processos dentro de uma empresa precisam de verificação, principalmente quando falamos de fontes para todos os conteúdos de mídia recebidos pela empresa. As ferramentas de autenticação de mídia são as melhores aliadas para verificar a legitimidade de vídeos e áudios.
  4. Evite invasões: Em todos os casos, é necessário evitar a invasão do servidor e o vazamento de dados sensíveis. Uma empresa bem protegida, com um restrito controle de acesso aos sistemas, evita que pessoas má-intencionadas tenham acesso a materiais que possam ser fontes para deepfakes.
  5. Adote soluções de monitoramento: Uma dica ideal pode ser encontrar soluções proativas que possam detectar deepfakes em tempo real. A inteligência artificial também pode ser usada para combater a si mesma, então ter um time capaz de treinar essa tecnologia para analisar os padrões anormais e identificar conteúdo manipulado pode ser o ás na manga para proteger sua empresa.

Na dúvida quanto à veracidade de um conteúdo, a melhor solução é não compartilhá-lo. Dessa forma, evita-se que você mesmo seja o propagador de fake news dentro da sua própria companhia.

Lucas Galvão, CEO da Open Cybersecurity.

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