Da palavra ao algoritmo: uma oportunidade em tempos de IA

0

Estamos vivendo a maior transformação na forma como nos comunicamos. Uma realidade em que a mensuração e a interpretação precisam de grandes volumes de dados. Nesse cenário, o uso da tecnologia se impõe como protagonista e se torna um componente inegociável para as organizações que desejam continuar competindo e se conectando para garantir sua relevância, influência e durabilidade.???

Praticamente todas as formas atuais de expressão convergem para um mesmo ambiente: o digital. Dessa forma, a combinação perfeita entre inteligência humana e artificial nos permite antecipar tendências e riscos que podem impactar as marcas, assim como o valor percebido delas e os resultados de seus negócios. As empresas que já capitalizaram esta realidade têm a capacidade, por exemplo, de identificar e oferecer aos seus consumidores o que eles desejam, mesmo antes de terem plena consciência desse desejo. No audiolivro da LLYC "Da palavra ao algoritmo: Inteligência para entender a opinião pública", revisamos experiências que ilustram esta oportunidade e convidamos as empresas a reconhecer na tecnologia um verdadeiro aliado que nos permite compreender melhor as preocupações, crenças e desejos da nossa sociedade.???

É evidente que a coexistência entre os dados e a expertise humana coloca níveis de compreensão nunca antes imaginados ao alcance dos decisores. As empresas líderes hoje identificam na análise de dados e na sua interpretação uma oportunidade única para detectar diversas tendências. Entre elas, por exemplo, a forma como seus colaboradores vivenciam a experiência como funcionário, quais modificadores exercem maior impacto nas preferências dos seus consumidores ou, qual direção as novas regulamentações podem tomar e que podem influenciar seu futuro de forma determinante.???

Precisamos estar conscientes de que enfrentamos tempos imprevisíveis. Tempos em que a única certeza é a volatilidade e em que a falta de antecipação pode levar a perdas de capital social, financeiro e político. Assistimos a um cenário com elevados índices de ativismo por parte dos consumidores, novas e diversas prioridades para o nosso talento, hiper-regulação, realidades em que não basta compreender o hoje, mas é imperativo prever e agir em relação ao futuro já a partir de agora.???

As empresas hoje só têm dois caminhos: continuarem reativas, contando com métodos que não acompanham as necessidades e o dinamismo dos nossos públicos, ou fazerem uso de técnicas de previsão usando big data, IA e habilidade humana para criarem tendências e cenários que respondam de forma eficiente e eficaz ao contexto e às suas próprias necessidades.

María Esteve, sócia e diretora-geral de Assuntos Corporativos para América Latina da LLYC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.