No ano passado o fabricante de armas alemão, Rheinmetall, passou por um incidente cibernético em uma de suas subsidiárias. Na ocasião, o grupo hacker BlackBasta assumiu a responsabilidade pelo ataque.
O grupo conhecido por realizar ataques ransomware, foi responsável por diversos ataques a empresas alemãs em 2023, ficando atrás somente do famoso grupo lockbit. Embora a Rheinmetall tenha uma importante participação no conflito que ocorre entre a Rússia e a Ucrânia, não acredita-se que o ataque tenha uma motivação diferente ao dinheiro.
Em uma informação divulgada nessa terça-feira,14, pela agência Reuters, foi confirmado que a empresa teve um prejuízo de mais de 10 milhões de dólares com o ataque.
Segundo Dagmar Steinert, diretor financeiro da empresa, a fabricante tem um papel importante no fornecimento de armas a Ucrânia, o que faz dela um grande alvo para cibercriminosos. "Estamos expostos diariamente a muitos ataques cibernéticos, normalmente somos capazes de nos defender da maioria deles.", disse.