Fintechs suspendem juros e flexibilizam pagamentos para clientes afetados pelas chuvas no RS

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As fintechs estão mobilizadas na ajuda aos gaúchos, que enfrentam uma das maiores catástrofes climáticas da história do estado. As associadas da Zetta, que reúne empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais, anunciaram medidas de apoio aos clientes que moram no Rio Grande do Sul e estão engajadas também no envio de doações.

O Mercado Pago suspendeu cobranças e negativações de vítimas da enchente. Quem precisar renegociar dívidas terá taxas especiais. Além disso, doou R$ 1 milhão.
Por meio do Instituto Nu, o Nubank doou R$ 1 milhão para a Ação da Cidadania e Rede Calábria. O valor será destinado a entidades de assistência dos locais mais afetados. O Nubank também adotou medidas para apoiar os clientes residentes nas áreas afetadas, entre elas flexibilização das condições de pagamento de dívidas e atendimento preferencial a todos os impactados no estado.

Na Neon, os clientes das áreas atingidas terão isenção de taxas de juros, atendimento priorizado, suspensão temporária de dívidas em atraso e poderão antecipar o resgate de investimentos que estão dentro do prazo de carência. A Cora também adotou a política de zerar juros e encargos e não negativar os consumidores do Rio Grande do Sul neste momento. Já o PicPay oferece atendimento preferencial para os clientes impactados pelas enchentes, isenção de multas e juros e renegociação de dívidas, e arrecadou mais de R$ 2 milhões em ações na Central de Doações PicPay.

O número de pessoas atingidas pelas medidas de ajuda é significativo. O Panorama 2024, balanço do setor elaborado pela Zetta, mostrou que as fintechs fecharam 2023 com 251 milhões de contas ativas de pessoas físicas em todo o país – um crescimento de 77% em relação a 2022.

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