Grupo brasileiro lidera envios de SMS no Brasil com cerca de 6 bilhões em 2023

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O Grupo Ótima Digital (GO Digital), um dos maiores distribuidores de mensageria do Brasil, superou, em 2023, a marca de 5,7 bilhões de envios de SMS (Short Message Service). Com isso, em apenas 12 meses alcançou a liderança no serviço. Além das mensagens curtas, foi responsável por 10 bilhões de ligações roteadas no Brasil. Especializada em infraestrutura e gestão de telecomunicações para os setores público e privado, tem operações em países da América do Sul, Europa e África, é homologada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e broker oficial das operadoras para SMS e RCS, além de business partner do Google e Meta.

A companhia faz parte da concorrida indústria de Plataformas de Comunicação como Serviço, as CPaaS (em inglês, Communications Platform as a Service), um mercado global que, segundo a consultoria Mordor Intelligence, deve fechar 2024 com um faturamento de US$ 16,34 bilhões e atingir US$ 61,59 bilhões até 2029. Para se destacar nesse cenário, O Grupo Ótima aposta no aperfeiçoamento e humanização da integração.

"Nosso propósito é aproximar e acelerar a comunicação entre empresas e seus consumidores por meio de uma experiência intuitiva e omnichannel. E isso só é possível, pois nossas soluções, como chatbot, SMS, RCS, e-mail ou agentes virtuais, são desenvolvidas, integradas e mantidas com mão-de-obra e tecnologias totalmente proprietárias", destaca o CEO do Grupo Ótima Digital, Thiago Oliveira Silva. Especialista em comunicações unificadas, redes digitais e lógica de programação, Silva, além de ter pilotado o acesso à tecnologia de voz por IP, nos anos 2000, teve participação direta na ampliação do mercado de comunicação no País.

Segundo o executivo, é com base no tripé tecnológico 'telecomunicações, SaaS e Inteligência Artificial' – algo que somente alguns players de CPaaS possuem – que os produtos e soluções do Grupo Ótima Digital chegam a mais de 300 empresas em todo Brasil e também no mercado internacional, com um forte diferencial frente à concorrência. "Em nosso mercado, são poucos que conseguem oferecer as três camadas de serviço que possuímos e essa é uma vantagem competitiva significativa, pois assegura elevados níveis de operação, fundamentados em segurança, infraestrutura e conformidade regulatória", destaca Silva.

Aceleração

A trajetória do Grupo Ótima teve início em 2001 quando o negócio era dedicado à revenda de serviços VoIP. Quatro anos depois, já havia desenvolvido e implantado seu primeiro provedor de voz sobre IP com plataforma exclusiva. Não demorou para que a expansão e cobertura de ligações para a América Latina e Europa fosse uma realidade. Mas foi entre 2010 e 2015 a grande virada.

Nesse curto espaço de tempo, a Ótima lançou a plataforma O2Cloud para call centers e operadoras IP nacionais, conquistou as outorgas SCM e STFC da ANATEL e, em 2015, a vertical de inteligência artificial foi acelerada pela Universidade de Berkeley (EUA), o que possibilitou o desenvolvimento de diversos produtos que tem como base o algoritmo proprietário para a geração de microsserviços, utilizados na criação e aprimoramento de personas digitais de voz e texto, como agentes virtuais e chatbots.

Nos últimos anos, o Grupo apresentou a nova versão da plataforma 360º para comunicação omnichannel, foi reconhecido broker oficial das operadoras para SMS e RCS e, mais recentemente, anunciou sua nova marca e posicionamento, integrando todas as suas verticais. "Nós nos preparamos no passado para hoje trazermos essa abordagem inovadora que nos coloca no patamar de referência em soluções de comunicação. Temos uma infraestrutura robusta e integrada, que conta com SMS, RCS, WhatsApp, e-mail, Webchat e assistentes virtuais, todos baseados em IA", explica o CEO.

Expansão

Com sede em São Paulo (SP) e filiais estrategicamente localizadas em Ituverava (SP), Bauru (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), a empresa planeja expandir suas operações e estabelecer uma sede física também no México, até 2025, dando vasão os negócios que já mantém com a América Latina. "Estamos mapeando oportunidades para estar ainda mais próximos dos clientes e continuar contribuindo com soluções cada vez mais inovadoras", finaliza.

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