A receita mundial de serviços de TI atingiu US$ 624,4 bilhões em 2005, valor 6% superior ao de 2004, que foi de US$588,9 bilhões, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (14/6) pelo Gartner, empresa de pesquisa e análise sobre tecnologia.
De acordo com o levantamento, a IBM foi a líder do segmento, com 7,6% de participação de mercado. A EDS aparece na segunda colocação, com 3,2%. No entanto, a divisão de negócios da IBM cresceu apenas 2,5% em 2005, enquanto a EDS registrou queda de 0,5%.
Embora a receita com terceirização venha sendo a principal condutora do mercado de serviços desde 2000, no ano passado os resultados de serviços baseados em projetos e suporte de sofware apareceram como destaques, segundo o Gartner.
Os serviços para o segmento de saúde cresceu 8,7% em 2005, atingindo a marca de 19,4 bilhões de dólares, frente a 17,9 bilhões de dólares do ano anterior. O segmento financeiro, entretanto, permanece como o maior mercado para os provedores de serviços de tecnologia. O setor presenciou um crescimento de 7% em 2005 sobre o ano anterior, com receitas de 141,3 bilhões de dólares.
Nas regiões da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), as receitas com serviços de TI totalizaram 173 bilhões de euros em 2005, um dos mais fortes crescimentos mundiais na comparação anual. ?Os projetos baseados em serviços, que envolvem consultoria, desenvolvimento e integração, registraram um crescimento mais saudável no ano passado, com um aumento de 5,6% em relação a 2004,? disse Robert De Souza, principal analista de pesquisa do Gartner para EMEA. ?Além disso, a área de gerenciamento de processos cresceu quase 2% a mais do que o crescimento médio do mercado, cujo aumento foi de 7,9% em relação a 2004.
Os fornecedores que ocupam as cinco primeiras colocações no ranking permaneceram os mesmos do ano passado, embora com algumas trocas de posições. IBM manteve a primeira posição, apesar de ter diminuído ligeiramente sua participação de mercado. HP perdeu a segunda colocação, enquanto a Accenture subiu para a quarta posição, aumentando sua participação de mercado em 3,7% em 2005. A participação de mercado da T-Systems caiu, o que a levou para a quarta posição.