A Rhodia, gigante francesa da área de química de especialidades, implementou uma nova infra-estrutura de acesso remoto seguro à sua rede corporativa que será disponibilizada para seus parceiros de negócios em nível mundial. O sistema escolhido foi o Citrix Access Suite, que será gerenciado a partir do Brasil e permitirá, inicialmente, a participação de 28 parceiros mundiais, o que envolve em torno de 120 usuários. O trabalho de implantação foi realizado pela Brasoftware.
?O novo sistema é extremamente versátil, colaborando para melhoria de qualidade e confiabilidade, para as transações realizadas com os parceiros envolvidos, oferecendo a correta agilidade de implementações que buscávamos. Além do mais, sua segurança foi cuidadosamente verificada e se apresenta dentro do nível exigente que nossas normas internas estabelecem para este tipo de acesso?, afirmou Newton Licciardi, gerente de Worldwide Technical Architecture Team da Rhodia.
A estrutura consistiu na instalação dos produtos Citrix Presentation Server e WebInterface, que identificam o perfil do usuário e redirecionam, automaticamente, sua interface. Licciardi conta que foi possível também utilizar servidores de outro projeto, o que ajudou a diminuir custos. ?Além disso, a iniciativa englobou a instalação de uma solução baseada em tokens, dispositivo que gera números aleatórios minuto a minuto para autenticação dos usuários e aumenta o nível de segurança. Assim, os usuários utilizam dois códigos para acesso externo à rede.?
De acordo com o gerente de projetos da Brasoftware Consulting, Daniel Lopes, com esse projeto, a Rhodia obteve facilidade no acesso remoto às aplicações com a garantia de uma conexão segura. ?Como os hackers a cada dia se profissionalizam, é preciso acompanhar esse processo. E é praticamente impossível quebrar um código que muda constantemente?, comenta.
Do ponto de vista operacional, o novo ambiente é integrado ao controle de acesso corporativo da companhia. Isso permite que a administração seja feita de forma eficiente, atendendo às necessidades mundiais da empresa, diz Lopes. Hoje, o sistema é mantido e administrado pelo Brasil e está disponível a quase todos os países da Europa, Ásia-Oceania e Américas.
Além de vantagens como o gerenciamento centralizado das aplicações e de suas atualizações, ainda houve a redução nos chamados de suporte técnico para o departamento de tecnologia. ?Atualmente, conseguimos atingir todos os requisitos de segurança estabelecidos pela empresa. Por já termos trabalhado com a Brasoftware em outros projetos e ela conhecer a nossa metodologia e rigor nos projetos, a implementação ocorreu de forma tranqüila. A primeira fase do trabalho foi feita em, aproximadamente, cinco meses?, finaliza Carlos André Giusti, analista do Worldwide Technical Team de TI da Rhodia.