A divisão Enterprise da Alcatel Lucent tem uma estratégia bem definida no Brasil: fechar parcerias com operadoras de telecomunicações para potencializar suas vendas no mercado corporativo, em especial no que se refere a serviços de contact center na nuvem. "Os negócios estão convergindo, os sistemas são cada vez mais abertos e baseados em software, tudo está migrando para IP", enfatiza o vice-presidente para América Latina da Alcatel Lucent Enterprise, John Carr, que esteve no Brasil na última semana.
A ideia, de acordo com o gerente geral da divisão no Brasil, Lourinaldo Silva, é potencializar as carriers como canais de venda para o mercado corporativo com a oferta de hosted services com soluções de contact center e CRM baseadas na nuvem. "Já temos uma operadora de menor porte no Brasil oferecendo serviços de cloudsourcing com soluções da Alcatel e nossa meta é conseguir pelo menos uma grande carrier para oferecer esse serviço até o final do ano", revela Silva. O executivo brasileiro garante que as negociações estão em andamento com mais de uma operadora.
O uso de carriers como canal de vendas para o mercado corporativo já é uma estratégia antiga da Alcatel Lucent. "Em torno de 20% a 30% das nossas vendas na América Latina para o mercado corporativo vêm de parcerias com operadoras. São negócios nas áreas de voz e comunicações unificada e também no segmento networking, com soluções de rede e segurança", acrescenta Carr. No Brasil, as carriers geram 30% das vendas para o mercado corporativo.
Outra estratégia da Alcatel Lucent Enterprise para América Latina é unificar as forças de venda e as divisões de marketing dos três segmentos em que atua: voz, contact center e infraestrutura de rede e segurança. "Embora sejam linhas de produto muito amplas, tomamos a decisão de nos arriscar na América Latina porque os clientes aqui da Região gostam de inovação não só em tecnológica, mas também nos negócios", explica Carr.
A divisão Enterprise é responsável por cerca de 10% das receitas da Alcatel Lucent e a América Latina representa entre 25% e 30% das receitas da divisão nas Américas. A unidade Brasileira é 40% do faturamento de Enterprise da América Latina e a expectativa de crescimento em 2011 para a Alcatel Lucent Enterprise Brasil é de 15% em relação ao ano passado.
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