Após quase dois anos, a Nokia e a Apple chegaram a um acordo na disputa judicial que travam em relação a patentes tecnológicas. A Apple concordou em pagar à fabricante finlandesa de celulares o licenciamento de patentes utilizadas pela empresa. O acerto acaba com todos os processos por quebra de patentes registrados pela Nokia na agência de comércio internacional dos Estados Unidos.
O valor da operação não foi divulgado, nem a lista exata de patentes. É sabido, porém, que a Nokia questionava a Apple pelo uso indevido de mais de 30 patentes de tecnologias de telefonia celular relacionadas a interface com o usuário, funcionalidades de mensagens, estrutura de antenas, redução de ruído em chamadas, iluminação de displays e tela sensível ao toque (touch screen), entre outras.
A maioria das ações judiciais da Nokia foram movidas nos Estados Unidos, junto à Comissão de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês), agência federal responsável por investigar questões de comércio naquele país. Pelo acordo firmado, os processos movidos pelas duas empresas na ITC serão retirados. As empresas não fizeram, no entanto, nenhuma menção aos processos movidos em cortes europeias, onde a Nokia também processa a Apple por quebra de patentes.
A companhia finlandesa calcula ter investido até hoje cerca de 43 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento que resultaram em aproximadamente 10 mil famílias de patentes.
Em 2008, a Nokia fechou outro acordo similar, naquela época com a Qualcomm, encerrando anos de disputa judicial relativa a patentes de diversas tecnologias de telefonia celular, do GSM ao LTE.
- Fim