O comércio varejista registrou variação negativa de 0,2% no volume de vendas em abril e crescimento de 0,4% na receita nominal, ambas em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em termos de volume este é o primeiro resultado negativo depois de 11 meses de crescimento, enquanto a receita, mesmo reduzindo o ritmo, segue em expansão.
Na passagem de março para abril, segundo o IBGE, metade das dez atividades pesquisadas registrou resultados negativos para o volume de vendas, com ajuste sazonal (indicador mês/mês), sendo que o principal responsável pelo impacto negativo foi o segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, cuja taxa foi de -13,6%, a maior entre todas as demais.
Já na comparação com abril de 2010 (série sem ajuste), o segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação registrou taxa negativa de 2,4% no volume de vendas. As demais atividades – como móveis e eletrodomésticos, artigos de uso pessoal e doméstico, tecidos, vestuário e calçados e livros, jornais, revistas e papelaria, entre outros – todos tiveram desempenho positivo.
- Desaceleração