O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) deve dar sinal verde para o Google seguir com sua oferta inicial de US$ 900 milhões no leilão para a compra de 6 mil patentes da Nortel, segundo informações do The Wall Street Journal. Fontes próximas ao assunto revelaram que o órgão concluiu que a posse das patentes pelo Google não acarretará em grandes problemas em termos de concorrência de mercado. Apple e Research in Motion também estão em conversações com o DOJ sobre suas ofertas, disseram as fontes.
Na segunda-feira, empresas rivais do Google no mercado de mobilidade, incluindo a Microsoft, AT&T e Verizon Communications, apresentaram objeções à venda das patentes da Nortel para empresas do segmento de mobilidade, alegando que isso poderá atrapalhar uma área de tecnologias essenciais e dar ao vencedor uma vantagem competitiva injusta sobre os rivais. A fabricante de computadores HP e a Nokia também já se posicionaram de forma contrária à venda.
O leilão de venda das patentes da Nortel está programado para o dia 20 de junho. A oferta de abertura do leilão será justamente a do Google, de US$ 900 milhões.
- Liberado