O tempo de navegação por usuário brasileiro de internet cresceu 10,6% em junho na comparação com o mês anterior e totalizou 44 horas e 59 minutos, entre pessoas que usam a web no trabalho ou na residência, segundo levantamento do Ibope Nielsen Online. Ao todo, navegaram em pelo menos um desses ambientes (escritório ou residência) 33,2 milhões de pessoas, número 3,9% menor que os 34,5 milhões registrados em maio. O número de pessoas no país com acesso à internet em casa ou no trabalho é de 44,5 milhões.
Considerando somente os internautas residenciais, o tempo de navegação aumentou 8,1% e atingiu a marca inédita de 27 horas e 48 minutos por usuário, superando o pico de 26 horas e 15 minutos registrado em março passado. O número de internautas ativos em residências se manteve estável em relação ao mês anterior e permaneceu em cerca de 25,6 milhões. A quantidade de pessoas que têm computador com acesso à internet em casa é de 40,2 milhões.
Em relação aos brasileiros com 16 anos ou mais de idade que têm telefone fixo ou móvel, o Ibope projeta a existência de 62,3 milhões de pessoas com acesso à internet, considerando residências, trabalho, escolas, lan houses, bibliotecas e telecentros.
Entre as dez subcategorias com maior tempo de navegação por pessoa, a de portais registrou o maior aumento, com crescimento de 22% em relação ao mês de maio, seguida por ferramentas de internet, que cresceu 20%, e por e-mail, que cresceu 16%.
Entre os dez países nos quais é realizada a pesquisa, o Brasil continua com o maior tempo por usuário, tanto na navegação em páginas quanto no tempo total, incluindo programas on-line.
- Mais plugados