Com a crise financeira mundial e a desconfiança do consumidor em relação à economia, a vendas de novos produtos eletrônicos perderam força no início deste ano. Os lançamentos de eletrônicos corresponderam a 18% do faturamento total do segmento em março, uma queda de 7 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2008, quando representaram 25%.
O levantamento, feito pela consultoria GfK Retail and Technology, por meio de seu painel de bens duráveis, considerou as vendas em reais de março deste ano de um grupo de 48 produtos eletrônicos lançados nos últimos seis meses.
Nesta avaliação observou-se que o ritmo de lançamentos no período pode ter influenciado esse cenário, já que houve queda de 23% no número de novos produtos nos últimos seis meses, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Quando avaliado por segmento de produtos, a linha de informática foi o destaque, com o maior percentual de vendas entre os itens lançados nos últimos seis meses, com cerca de 37%. Isso indica que esta é a categoria mais dinâmica no que diz respeito à inovação de produtos. Em foto, telecomunicações, linha branca e linha marrom os lançamentos representaram por volta de 15%, também considerando os últimos seis meses. Já os aparelhos portáteis responderam por menos de 10% das vendas.
A linha marrom, bem foto e informática, teve a maior parte do faturamento proveniente de modelos lançados até 12 meses atrás. Já os produtos de telecomunicações tiveram o maior índice entre modelos lançados de 13 a 18 meses atrás. Na linha branca e a linha de portáteis, os modelos mais vendidos foram lançados há mais de 19 meses, com cerca de 65% e 76%, respectivamente.
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