O Sienge, plataforma especialista em gestão para a indústria da construção, acaba de anunciar a aquisição da Collabo, startup ligada à gestão de suprimentos que tem uma proposta bastante alinhada à visão do Sienge de expandir e potencializar a troca de conhecimento no segmento.
O principal objetivo da Collabo é democratizar o acesso e organizar as informações técnicas de materiais e produtos utilizados no setor através de um modelo de Social Supply Chain, fomentando uma comunidade entre os profissionais da construção, que já soma 130 mil pessoas.
A estratégia de M&A faz parte de um movimento que a Softplan, empresa desenvolvedora do Sienge, criou para a união de expoentes do mercado. Vale lembrar que em 2021, houve a incorporação do CV (Construtor de Vendas), principal CRM especializado do mercado imobiliário pela empresa.
O mercado da construção civil ainda é muito fragmentado e regionalizado, o que acaba gerando ineficiência no setor. Um forte indicador é a quantidade de venda de insumos ainda no varejo, que passa de 70%. A partir da incorporação da Collabo, o Sienge expande seu footprint atuando como integradora do segmento e alavancando a produtividade — movimento importante, que vai além do fornecimento de tecnologia, ingressando nas três etapas transacionais: pré-obra, obra e pós-obra.
O incremento dessa produtividade poderá ser visto em curtíssimo prazo com a aquisição. democratização do uso da plataforma. O Portal Collabo permite que o fabricante registre as especificações de todos os seus produtos. O acesso às informações é gratuito e simples, facilitando a busca por parte dos compradores e especificadores técnicos, que encontram em um lugar único os detalhes que precisam para a execução de um projeto.
De forma prática é muito comum que o projeto seja executado muito tempo depois de ser idealizado. Nesse intervalo de tempo é recorrente a atualização das especificações. Ou seja, o profissional que vai precisar das instruções de uso do componente na obra acaba consumindo uma informação desatualizada, o que pode gerar imprevistos ou atrasos.
Com o Portal Collabo essa possibilidade é significativamente reduzida, pois cada manutenção do item no fabricante é sincronizada imediatamente. Outro ponto a ser destacado é que muitos compradores não conhecem os detalhes técnicos dos produtos que estão solicitando e acabam fechando os pedidos por intuição. A Collabo organiza as informações, inclusive com fotos e outros documentos de cada item, promovendo segurança e previsibilidade na compra dos insumos para a execução do projeto.