Para ajudar grandes empresas a diminuir seus gastos operacionais nas análises financeiras e evitar que sofram com erros causados pela manipulação de dados de forma manual, a Dattos investiu na expansão da sua oferta de serviços.
Agora, a startup passa a oferecer a automação do preparo de dados para diferentes tipos de análises financeiras de forma 100% no code, como análises comparativas e tabulares. Além disso, a empresa agrega ao seu portfólio de soluções modelos de análises demonstrativas como DRE, fluxo de caixa e balanço patrimonial. A movimentação acontece quatro meses após o recebimento de um aporte no valor de R$20 milhões, em uma rodada liderada pela Igah Ventures e seguida pela ABSeed Ventures.
De acordo com o CEO da Dattos, Guilherme Pessoa, metade do valor investido para o desenvolvimento dos novos serviços foi direcionado para as áreas de produto e tecnologia. Além de possuir mais funcionalidades, a plataforma passa a contar com uma ferramenta atrelada à inteligência artificial. "Um dos componentes que estamos lançando tem como recurso o uso da inteligência artificial para criação de modelos. Ou seja, o usuário insere um arquivo e, dentro desse componente novo, pode digitar, usando linguagem natural, o tipo de preparação que deseja realizar. O Dattos então processa o pedido e realiza a preparação", explica.
Outro diferencial da plataforma é ser no code, ou seja, os usuários não precisam ter conhecimento em linguagens de programação para utilizá-la. Há ainda a possibilidade de integrar diversas fontes de dados via API e trabalhar em diferentes formatos – como arquivo OFX, XLSX e TXT. O diretor executivo apontou a implementação de tecnologias disruptivas e de fácil acesso como uma das prioridades para o curto prazo, assim que a Dattos anunciou a sua captação, em fevereiro.
Com o lançamento, a Dattos já está de olho nas próximas novidades. De acordo com o CEO, um dos principais projetos no radar é a criação de um marketplace de análises financeiras, para que empresas possam adaptar modelos de análises financeiras já existentes na plataforma Dattos para automatizar seus fluxos. "A Dattos entrega uma plataforma de automação de análises financeiras cada dia mais completa para o mercado enterprise", celebra Guilherme Pessoa.
Na contramão do mercado, Dattos cresce ao oferecer maior segurança financeira a grandes empresas
O "inverno das startups" não atingiu a Dattos. Em crescimento constante desde 2021, a empresa viu seu faturamento aumentar 80% em 2022, começou 2023 com um cheque de R$20 milhões e contratou 33 novos funcionários desde fevereiro, em uma lista que conta com especialistas com passagens por empresas como PwC e Thomson Reuters. Para Guilherme Pessoa, a eficiência operacional sempre foi um diferencial da Dattos – inclusive no processo de captação -, somado ao pioneirismo dos seus serviços no Brasil. A startup é a única empresa brasileira a oferecer esse tipo de serviço no país.
Outro aspecto que coloca a empresa em um "oceano azul" de oportunidades é a necessidade crescente por parte das empresas de automatizar suas demandas financeiras. A demanda, segundo Pessoa, se justifica por dois motivos. O primeiro é o aumento do volume de dados que precisam ser administrados – de acordo com a pesquisa The future of the finance function, o volume de dados está crescendo, pelo menos, 63% ao mês em grandes empresas. "É impossível que o analista gerencie essas informações manualmente. Ou ele ficará exposto a uma rotina de trabalho muito pesada, ou poderá cometer erros que podem ser graves para a reputação da empresa", explica.
O segundo ponto é justamente a governança dos negócios. Desde o começo do ano, o termo "inconsistências contábeis" estampou as manchetes após a divulgação do rombo na Americanas.