Nokia fará recall 46 milhões de baterias de celular

0

A Nokia anunciou nesta terça-feira (14/8) que 46 milhões de baterias usadas em seus celulares são passíveis de superaquecimento, e que se dispõe a substituí-las gratuitamente, enquanto negocia com a fabricante dos componentes, a Matsushita, sobre quem arcará com o custo das trocas. A gigante finlandesa informou que cerca de cem incidentes como esse foram reportados em todo o mundo, mas ponderou que não havia informações de ferimentos ou danos materiais.

Em comunicado, a empresa diz que ?identificou que, em casos muito raros?, mas admitiu que quase um sexto das mais de 300 milhões das baterias marca Nokia BL-5C podem ter superaquecimento provocado por um curto circuito durante o carregamento, fazendo com que ela seja expelida. As peças em questão são somente aquelas produzidas pela japonesa Matsushita Battery Industrial, uma das companhias que produzem baterias para os telefones da marca, entre dezembro de 2005 e novembro de 2006.

Esse tipo de bateria é usado em mais de 30 modelos de celulares, mas apenas uma parcela delas precisa de substituição, segundo a Nokia. Além de minimizar a extensão do problema, a empresa finlandesa afirmou ainda que bancará parte do gasto com a operação, mas que espera contrapartidas de parceira japonesa Matsushita, segundo o jornal americano Wall Street Journal.

A fabricante japonesa, por sua vez, informou que esta trabalhando em colaboração com a Nokia para investigar o problema e definir a divisão dos custos

Analistas de bancos japoneses de investimento ouvidos pelo jornal americano disseram que o incidente não deve afetar a Nokia, tanto financeiramente ? já que o preço pelas substituições tradicionalmente é pago pelo fabricante ? quanto em termos de imagem, uma vez que nenhum dano sério foi provocado à saúde dos usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.