O Ministério do Meio Ambiente instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial de Inclusão Digital, que vai acompanhar a implantação de telecentros nas comunidades que vivem geograficamente isoladas em unidades de conservação, no entorno dessas áreas e em outras regiões de interesse ambiental protegidas.
As áreas são protegidas por legislação específica, ou com atrativos naturais que despertam interesse para o turismo ecológico. A Portaria nº 271, que cria o grupo de trabalho, foi publicada na edição desta sexta-feira, 14, no Diário Oficial da União.
A medida leva em conta o direito dessas populações, com suas particularidades, à inclusão digital, à sociedade do conhecimento e aos serviços oferecidos pela comunicação eletrônica.
Também farão parte do grupo representantes dos ministérios da Pesca e Aquicultura, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Os trabalhos deverão ser concluídos até dezembro de 2011.
- Inclusão digital