O assistente pessoal Ask Ziggy, produzido independentemente pelo desenvolvedor Shai Leib e presente até então apenas no Windows Phone, levantou US$ 5 milhões de uma empresa de publicidade multinacional, cujo nome não foi revelado, para expandir a ferramenta a outros sistemas operacionais. A startup chamou atenção por explorar um mercado até então dominado pela Apple, com a Siri.
O aplicativo responde a comandos de voz e está disponível desde o início do ano para Windows Phone, aposta da Microsoft em parceria com a Nokia no mercado de smartphones. Como o Windows Phone ainda não se destacou no cenário dos sistemas operacionais, dominado pelo Android e iOS, o Ask Ziggy é tido como analistas como capaz de ao menos mexer um pouco o mercado a favor dos concorrentes da Apple. Isso porque ele traz aos rivais uma funcionalidade equivalente à Siri, tida como um dos principais diferenciais da última atualização do iPhone.
O investimento recebido será usado para lançar o Ask Ziggy em todos os aparelhos com o sistema operacional Android e com até mesmo para o iOS, ultrapassando o universo do ecossistema da Microsoft. O plano é lançar a ferramenta no terceiro trimestre, segundo o blog de tecnologia TechCrunch.
Para isso, a startup está trabalhando em parceria com a Nuance, companhia conhecida por serviços de transcrição de voz, para cumprir o prazo estipulado. Há também novos parceiros estratégicos no projeto, como a Kopin, detentora do software de reconhecimento vocal Golden-i, entre outras.