A Visa e a Bitfy desenvolveram, durante o programa Visa For Startups, uma nova solução para vendas e revendas de ingressos para eventos no Brasil que será totalmente digital e baseada em tecnologia blockchain. A ferramenta tem como foco dar maior controle às plataformas de ingressos, prevenindo fraudes e mitigando a ação de golpistas.
Segundo as empresas, um dos maiores desafios do setor do entretenimento e eventos é a proliferação e revenda de ingressos falsos, gerando prejuízos tanto para plataformas de ingressos quanto, principalmente, para consumidores que acreditam estarem adquirindo um ingresso legítimo. Utilizando a tecnologia blockchain, a Bitfy irá transformar os ingressos, hoje digitais porém facilmente replicáveis, em tokens não-fungíveis (NFTs) registrados em carteiras virtuais, que poderão ser rastreados e validados pelos compradores.
Esta tecnologia irá reduzir diversas vulnerabilidades exploradas por golpistas, criando uma rede de venda e revenda de ingressos confiável na qual todos os envolvidos têm mais segurança de que estão adquirindo um produto real, por um preço justo. Outro fator importante é que as promotoras de eventos terão uma melhor visibilidade de vendas de seus ingressos, evitando números inflacionados de vendas. O resultado final é uma melhor experiência de compra e venda para todos os envolvidos, modernizando e digitalizando todo o setor de eventos.
Este é o primeiro projeto desenvolvido pela Bitfy desde que ela se tornou uma das quatro startups apoiada pelo programa Visa for Startups.
O projeto se encontra em fase de testes avançados e deve ser apresentado ao público e empresas parceiras ainda em 2023. "Estamos ansiosos para desenvolver este projeto com a Bitfy e ver seus resultados impactarem positivamente um dos setores que mais movimenta a economia do país", concluiu Taneze.