Em nova etapa da sua operação em solo brasileiro, a Amazon informa que faz entregas em todos os municípios do País. A companhia investiu em novos programas de logística, inteligência artificial e conexão com empresas nacionais, e hoje supera 100 polos logísticos operados com a sua tecnologia, espalhados por regiões de Norte ao Sul do país.
Em 2019, a Amazon.com.br contava com apenas 1 Centro de distribuição no país e 1 milhão de produtos listados para venda. Cinco anos depois, a companhia anuncia uma nova etapa da sua operação no Brasil, já são mais de 100 milhões de produtos em 50 categorias, distribuídos por mais de 100 polos logísticos operados com tecnologia Amazon, espalhados por regiões estratégicas de Norte ao Sul do país, dando suporte para entregas de pacotes em 100% dos municípios brasileiros.
A operação em constante aperfeiçoamento e evolução não é apenas planejada para atender à crescente demanda do setor, mas também para estabelecer um impacto a longo prazo nas comunidades por meio de programas que capacitam e apoiam o desenvolvimento de todos os envolvidos na cadeia logística.
A conexão com parceiros logísticos tem colaborado para o crescimento das entregas pelo Brasil, reduzindo prazos e garantindo o constante aperfeiçoamento dos serviços de entrega. É o caso da Azul Linhas Aéreas, que realiza os transportes aéreos para diversos destinos do país, da To do Green, que opera com uma frota de veículos elétricos realizando entregas sustentáveis, e da Favela Llog, empresa de logística especializada em distribuição de pacotes em 9 favelas do estado de São Paulo.
"A Amazon Logistics no Brasil está revolucionando o setor de entrega com sua utilização de tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial em todas as etapas da cadeia logística. Operando sete dias por semana, a empresa emprega soluções inteligentes que reduzem significativamente os prazos de entrega, ao mesmo tempo em que garantem segurança e bem-estar para todos os envolvidos no processo. Atingir a marca de 100 polos logísticos no país, com o apoio de parceiros e programas de desenvolvimento para empreendedores nacionais, é um motivo de enorme orgulho para nós", destaca Rafael Caldas, líder da Amazon Logistics no Brasil. "Por trás de cada entrega, há milhares de pessoas trabalhando de maneira direta e indireta para levar sorrisos aos clientes, e a tecnologia é fundamental para tornar esse processo cada vez mais eficiente e ágil", acrescenta.
Uma das novidades do plano de expansão é a ampliação do programa global DSP (Delivery Service Partner – Parceiro de Serviço de Entrega), responsável por grande parte das entregas de última milha da Amazon no Brasil e no mundo. O programa desenvolve empreendedores que queiram criar suas próprias empresas de logística, realizando entregas de pacotes vendidos na Amazon. O programa já conta com 41 empreendedores brasileiros, responsáveis pela contração de mais de 3 mil motoristas pelo país.