A organização não-governamental Acessibilidade Brasil abriu inscrições para o curso de capacitação de web designers e desenvolvedores de portais para construção de sites acessíveis.
A iniciativa conta com o apoio do Programa de Governo Eletrônico, do Ministério do Planejamento, e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
A construção de sites acessíveis é uma exigência do decreto 5.296, de dezembro de 2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sites eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores para garantir o pleno acesso, por pessoas com necessidades especiais, aos conteúdos disponíveis.
A acessibilidade na internet trata do oferta de conteúdos gráficos e sonoros alternativos, claros, compreensíveis e capazes de garantir o controle da navegação pelos usuários, independente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.
O país já dispõe de um modelo de acessibilidade construído pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, que traz orientações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdos do governo brasileiro na internet.
O curso terá 24 turmas entre setembro e dezembro desse ano, com duração de uma semana. As aulas vão ocorrer em Brasília e há disponibilidade de horário nos turnos da manhã e da tarde.
As inscrições para o Programa de Capacitação para a Construção de Sítios com Acessibilidade podem ser feitas no link: http://www.dasilva.org.br/?blogid=1&catid=25.