As telecomunicações serão um dos temas da reunião de segunda-feira (17/9) entre o chefe do governo espanhol, o premiê José Luís Zapatero, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, num momento em que a espanhola Telefônica aguarda que as autoridades brasileiras aprovem a compra da TIM.
Segundo a agência de notícias Europa Press, que cita fontes do governo espanhol, o aval da Anatel à compra da TIM será um dos assuntos do encontro entre os dois chefes de governo durante a visita à Espanha que Lula iniciará neste sábado.
O fato de as duas companhias possuírem operações de telefonia móvel poderá levantar algumas questões de concorrência, situação que a Anatel está analisando. A decisão da agência reguladora, que era esperada para agosto, continua sem ser anunciada, mas os executivos da Telefônica, que controla a Vivo junto com a Portugal Telecom, têm se mostrado otimistas quanto ao desfecho do processo.
Da mesma forma, eles têm afirmado que continuam interessados em adquirir o controle total da Vivo, embora a Portugal Telecom nenhuma vez tenha manifestado publicamente a intenção de vender a sua participação na empresa.
Com informações da Agência Lusa.